[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Vacina-hpvOs municípios que ainda tem estoque de vacinas HPV, com prazo de validade até setembro de 2017, ampliaram a idade de vacinação para 15 e 26 anos, entre homens e mulheres, desde o dia 18. A orientação do Ministério da Saúde é que após o fim do estoque a vencer as vacinas voltem a ser aplicadas apenas no público-alvo (9 a 15 anos). O objetivo é evitar o desperdício das doses.

A recomendação de aplicação para a faixa etária de 15 a 26 anos é o esquema de três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As outras duas doses são garantidas pelo SUS para pessoas que tomarem a primeira dose neste período.

O ministério da Saúde repassa as vacinas aos estados, que ficam responsáveis pela distribuição entre os municípios.

A vacinação contra o HPV

Desde 2014, início da vacinação, foram aplicadas 18 milhões de doses na população feminina. Cerce de 74% do público-alvo (meninas de 9 a 15 anos) foram imunizadas com a primeira dose. Enquanto 47% apenas receberam a segunda dose, o recomendado pelo Ministério da Saúde.

A rotina de vacinação, inicialmente somente para meninas, foi aumentada também para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos neste ano. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

 

Leia também

Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) entra em vigor

Confira as práticas seguras para prevenção de quedas de pacientes

Alerta Tecnovigilância: 14 alertas de riscos sobre equipamentos e produtos

banner-ads-FAV-PA