- 6 de abril de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
A Anvisa lança no próximo mês de maio o Registro Nacional de Implantes (RNI).
O RNI é um sistema de informação para cadastro de procedimentos cirúrgicos de implantação de próteses osteo-articulares (quadril e joelho) e de stent coronariano.
Com as informações do sistema, será possível gerar informações acerca dos produtos implantados, das técnicas cirúrgicas utilizadas, do perfil dos pacientes e dos serviços de saúde envolvidos. Esses dados serão úteis para aprimorar a regulação dos produtos implantáveis, bem como indicar as melhores condutas terapêuticas e os materiais mais adequados.
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
O sistema poderá, ainda, ser ampliado para a inclusão de outros procedimentos e produtos implantáveis.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
Leia também: Inacreditável: pesquisa revela variação de até 3.108% em preços de órteses e próteses
Implantação do Registro Nacional de Implantes
O uso do sistema RNI ocorrerá de forma gradual. No primeiro momento, será de forma voluntária e com a adesão dos hospitais que participaram do teste piloto ocorrido na fase de desenvolvimento do sistema, além de outros que tiveram interesse e perfil para o uso.
Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.
Vamos aprender mais com o Canal de Excelência em Saúde?
O CEES #138 – Excelência em Saúde ao vivo – Cirurgia Segura, traz informações importantes sobre a segurança do paciente no centro cirúrgico. Acompanhe!
Participe do Capacitação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente
Inscreva-se já!
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)