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Recomendação ACSA: Ensino e Pesquisa

Recomendação ACSA: ensino e pesquisa – A formação continuada é definida como o “processo ativo e permanente de ensino e aprendizagem de que os profissionais de saúde têm direito e obrigação, que se inicia no final da graduação ou especialização e se destina à atualização e aprimoramento de conhecimentos, competências e atitudes dos profissionais de saúde frente à evolução científica e tecnológica e às demandas e necessidades, tanto sociais como do próprio sistema de saúde”.

Com base nos objetivos de formação contínua, os profissionais devem:

  • Garantir a atualização dos seus conhecimentos e a melhoria permanente da sua qualificação.
  • Potencializar a utilização dos recursos de saúde de forma equilibrada, em relação ao benefício individual, social e coletivo que daí advém.
  • Divulgar os conhecimentos adquiridos para outros profissionais, sobre todos os aspectos científicos, técnicos, éticos, jurídicos, sociais e econômicos do sistema de saúde.
  • Melhorar a percepção do seu papel social, enquanto agente individual de um sistema geral de saúde e das exigências éticas que isso acarreta.

Leia também: Acreditação Internacional: ACSA

A ACSA afirma que a formação contínua dos profissionais:

  • É um instrumento fundamental da política de gestão de pessoas, que visa garantir a qualidade da assistência à saúde.
  • É uma garantia de eficácia para qualquer processo de transformação de um profissional e de uma organização
    determinado.
  • É fundamental se adaptar às constantes mudanças científicas e tecnológicas.
  • É um pilar fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, da comunidade e da sociedade em geral, através da adaptação contínua às suas novas necessidades e exigências.

A promoção de ensino e pesquisa no campo específico dos problemas de saúde é muito importante, indicando que as atividades de pesquisa devem ser promovidas em todo o sistema de saúde como elemento fundamental para o seu progresso: “A investigação em ciências da saúde deve contribuir para a promoção da saúde da população e deve considerar especialmente a realidade socio-sanitária, as causas e mecanismos que a determinam, os modos e meios de intervenção preventiva, curativa e a avaliação rigorosa da eficácia e eficiência das intervenções”.

Recomendações

A ACSA considera que a formação contínua e a investigação são elementos fundamentais do desenvolvimento profissional: o resultado de um bom planejamento enriquecerá a pessoa e, ao mesmo tempo, a organização em que atua, por meio do esforço individual e do apoio do centro em que o profissional desenvolve seu trabalho. O objetivo final da formação e pesquisa, portanto, do desenvolvimento profissional, é a melhoria contínua da qualidade do desempenho profissional, de forma a responder às necessidades individuais da pessoa, da organização a que pertence ou trabalha e da sociedade em que ele mora. O desenvolvimento de pessoas é um dos elementos-chave para o alcance da excelência nas organizações.

A ACSA recomenda aos profissionais e às instituições em que trabalham:

  • Promover a transferência de aprendizagens (adquiridas através da experiência e formação contínua) para outros profissionais através de um maior empenho na função docente do trabalho, quer através da realização de atividades formativas pelos centros, quer através da participação de profissionais nas referidas atividades formativas (como professores e / ou alunos), assumindo a responsabilidade de orientar alunos de graduação e pós-graduação, coordenar cursos de formação, dirigir programas, etc.
  • Aumentar o compromisso profissional com a função de investigação do trabalho, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde e a contribuição de conhecimentos úteis para a saúde dos cidadãos e para o funcionamento do Sistema de Saúde, quer através da promoção da pesquisa, quer através da criação de trabalho, grupos de aperfeiçoamento ou organização de eventos científicos pelos centros, tais como participação em projetos de investigação, apresentação de comunicações, publicações, gestão de bases de dados de literatura científica, bem como os recursos que o Sistema Único de Saúde coloca à disposição dos seus profissionais.

Fonte da imagem: Freepik

Referências: ACSA International

 



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