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Conheça os 5 pioneiros que mudaram os rumos da qualidade na saúde, de acordo com a Health Foundation:

1. Joseph Juran (1904-2008) – romeno consultor de negócios:

 

 

Publicou “The quality control handbook” em 1951. A sua filosofia focou no papel da responsabilidade do gerenciamento para qualidade. Um importante aspecto do estudo de Juran foi seu foco no empoderamento da equipe, reconhecendo que cada profissional deve ter responsabilidade na melhoria da qualidade. Caso a equipe não esteja empoderada para realizar tal tarefa, os resultados serão limitados. Para Juran, a melhoria de qualidade é um processo contínuo presente na rotina diária dos colaboradores.

 

 

2. Armand V. Feigenbaum (1922-2014) – norte-americano especialista em qualidade:

 

Foi o fundador do “controle total de qualidade”, definido como “um sistema efetivo para integrar os esforços de desenvolvimento, permanência e melhoria da qualidade entre os setores da organização, permitindo economia da instituição e satisfação do paciente”. Para Feigenbaum, a qualidade era uma forma de gerenciar e entender esse conceito como responsabilidade de todos os colaboradores. Assim, sugeriu três etapas para promover a qualidade: liderança de qualidade, tecnologia moderna de qualidade e compromisso organizacional

 

 

3. Kaoru Ishikawa (1915 – 1989) – japonês engenheiro de controle de qualidade:

 

Fez diversas contribuições para a melhoria da qualidade, incluindo uma gama de ferramentas e técnicas, a exemplo da ferramenta de causa e efeito “fishbone”. Em seus trabalhos, destacou o lado humano do cuidado para assegurar a qualidade, sendo apenas alcançada se vista como responsabilidade e visada por todos os colaboradores (“kaizen”).

 

Confira também: O trabalho em Time realmente melhora a qualidade da assistência

 

 

4. William Edwards Deming (1900-1993) – norte-americano estatístico:

 

Desenvolveu a abordagem “14-point” para a melhoria da qualidade e mudança organizacional. Ele também criou o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir) visando a melhoria contínua o qual, posteriormente se transformou no ciclo PDSA (em que o Checar foi substituído por Estudar). Seus estudos, ao identificar como elementos diferentes se interagem entre si, permitiram criar várias ideias de mudanças que resultam em melhorias em diferentes setores.

 

 

5. Donald Berwick (1946) – norte-americano administrador:

 

Foi presidente, durante 20 anos, do Institute for Healthcare Improvement, um centro que fomenta e valoriza a inovação e melhoria da qualidade ao redor do mundo. Berwick teve influência na aplicação destes conceitos na área de saúde. Atualmente, o IHI já adotou as 6 dimensões de qualidade do US Institute of Medicine, o qual visa a/o:

  • Ausência de mortes desnecessárias;
  • Ausência de dor e sofrimento desnecessários;
  • Fim do desamparo aos pacientes ou colaboradores;
  • Fim das esperas indesejadas;
  • Ausência de perda;
  • Sem deixar ninguém de fora.

 

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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo da melhoria da qualidade através de princípios de organizações de alta confiabilidade:

 

Referência:

The Health Foundation. Quality improvement made simple: What everyone should know about healthcare quality improvement. 2013.



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