[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Quanto custa prevenir lesões por pressão, segundo Peter Pronovost

As lesões por pressão (LP) são extremamente prejudiciais aos pacientes, visto que indicam um dano na pele ou tecidos subjacentes, muitas vezes associado à utilização de algum dispositivo ou artefato. Quanto custa prevenir lesões por pressão?

Nos Estados Unidos, estas lesões afetam mais de 2,5 milhões de pessoas, sendo que destas, 60 mil acabam em óbito. No Reino Unido, esta complicação impacta 700 (mil) pacientes e resulta em 29 mil mortes.

Clique aqui e saiba mais sobre a Certificação em práticas clínicas seguras na prevenção de lesão por pressão

Os números assustam devido à incidência de casos e gravidade das consequências. Assim, esforços estão sendo feitos no intuito de prevenir estas lesões, promovendo:

  • Redução de custos institucionais;
  • Melhoria dos resultados;
  • Melhoria da satisfação de pacientes e colaboradores.

A redução de custos é bastante convidativa, visto que no estudo de Peter Pronovost, junto a outros colaboradores, entre 2011 e 2014, estimaram-se os seguintes gastos:

  • Para um hospital com 500 leitos, a aplicação do Guideline representa mais de 150 horas da enfermagem diariamente destinadas à prevenção das lesões por pressão.
  • Custos fixos podem alcançar o valor de $10 mil por unidade;
  • O cuidado com a pele e o gerenciamento da umidade com produtos podem variar entre $ 30-50 por cada dia de internação.
  • Ao final do mês, a soma pode chegar a $250 mil.

Saiba mais em: 10 práticas seguras para prevenção de lesão por pressão

O trabalho que compilou dados encontrados nos prontuários eletrônicos dos hospitais, classificou os pacientes em 5 níveis de risco:

  1. Risco muito alto
  2. Risco alto
  3. Risco moderado
  4. Em risco
  5. Risco mínimo

E obteve as seguintes conclusões:

  • Prevenir as lesões durante o cuidado, atentando-se em todas as etapas e procedimentos, continua sendo a estratégia mais econômica;
  • Identificar logo no atendimento primário pacientes de riscos e oferecer prevenção às lesões de acordo com o quadro são mais econômicas e efetivas;
  • Prevenir os riscos de lesões em todos os níveis (citados acima) é muito mais efetivo quanto a custos e qualidade do atendimento do que prevenir apenas pacientes de alto risco;
  • Padronizar os processos torna-os mais eficientes, confiáveis e fáceis de monitorar;
  • Investir em estrutura é uma boa medida de prevenção às lesões.

O gasto da prevenção das lesões por pressão continuam a aumentar quando comparadas as avaliações das últimas décadas. A tecnologia colaborou para a eficácia destas medidas oferecendo suporte nas camas, roupas e sensores; contudo estes instrumentos custam caro e ainda são somados ao custo com a enfermagem.

Portanto, se as instituições visam melhorar o cuidado prestado, é necessário que implantem equipamentos tecnológicos, incentivem práticas de prevenção por parte dos profissionais e estas serem aplicadas a todos os pacientes. O custo é alto, mas o resultado compensa, concluiu o estudo.

Reduza a incidência de lesão por pressão em sua organização, através do fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas,  de modo a contribuir para a segurança e bem-estar do paciente. Clique aqui e saiba mais

Referência: Peter J Pronovost; William V Padula; Mary Beth F Makic. Value of hospital resources for effective pressure injury prevention: a cost-effectiveness analysis. BMJ Journals. August 2018.



Deixe um comentário