- 18 de julho de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Qual é o “valor” da acreditação na área da saúde?
A acreditação é um processo de revisão por pares externos para avaliar o desempenho de uma unidade ou organização de saúde em relação aos padrões de acreditação de saúde definidos por determinada metodologia (exemplo: ONA, ACSA, Programa Closer to Zero, etc.). No Brasil, o processo de acreditação é voluntario, diferente de muitos países.
A acreditação em saúde existe há mais de 100 anos (Brubakk et al, 2015) e tem sido amplamente adotada como parte essencial dos sistemas de saúde em mais de 70 países, incluindo a Austrália (Greenfield et al, 2013).
Embora a função central da acreditação de saúde continue sendo a garantia de que um nível de conformidade com os padrões mínimos seja alcançado, ela é um fator primordial de qualidade e segurança internacionalmente (Braithwaite et al, 2006).
Assista o Webinário gratuito: Acreditação ONA, uma ferramenta para alavancar resultados.
A acreditação de serviços de saúde é uma avaliação do desempenho em relação aos padrões em um determinado momento. Ele fornece uma “foto” instantânea do desempenho em relação aos padrões e a manutenção contínua e a melhoria desse desempenho são de responsabilidade da instalação acreditada.
O que é “valor” na saúde?
A falta de compreensão consistente do que “valor” significa em saúde levou a várias definições que geralmente convergem em torno de um objetivo de alcançar o resultado máximo de saúde por unidade monetária de gasto. Alcançar valor na saúde tem sido proposto como o objetivo principal dos sistemas de saúde em todo o mundo (Porter, 2010) e o impulso internacional para alcançar o valor máximo tem sido descrito como um novo paradigma em saúde (Gray et al, 2017).
Qual é o “valor” da acreditação?
A acreditação faz parte dos cuidados de saúde a nível mundial e, na Austrália, todas as instalações de cuidados de saúde têm de ser acreditadas. A acreditação é uma atividade confiável que demonstrou melhorar o atendimento ao paciente e apoiar uma cultura positiva e liderança eficaz em vários países e configurações (Bogh et al, 2016; Braithwaite et al, 2010). Pode contribuir para mudanças contínuas e sistemáticas de melhoria da qualidade, em nível de processo e subsistema dentro dos hospitais.
A aceitação da acreditação continua globalmente. Entender o valor que a acreditação agrega à saúde continua sendo importante para os formuladores de políticas, dada a escala e o custo envolvidos (Scmaltz et al, 2011).
Medição do valor dos serviços de saúde
Os estabelecimentos acreditados variam de várias maneiras, incluindo a variedade de condições tratadas e procedimentos fornecidos (casemix), inclusão de estabelecimentos especializados e tamanho do estabelecimento e população coberta. No entanto, todas as unidades de saúde são complexas (Martinez Garcia e Lemus, 2013; OCDE, 2015) e essa complexidade torna a atribuição de valor um desafio. A acreditação colabora para tornar os processos previsíveis, controlados, seguros e com maior entrega de valor ao paciente e comunidade.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte da notícia: Dr Rebecca Haddock et al. Assessing the value of accreditation to health systems and organisations. Deeble Institute for Health Policy Research. 2019