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Qual é o propósito dos Indicadores-chave (KPIs) de desempenho em saúde?

Considere dados que podem ser coletados de forma realista e Indicadores de Estrutura, Processo e Resultado

Indicadores-chave de desempenho (KPIs) em saúde são elementos específicos e mensuráveis ​​da prática que podem ser usados ​​para avaliar a qualidade e a segurança do atendimento. O propósito dos KPIs de saúde inclui:

  • Indicação do que está acontecendo.
  • Ajuda a monitorar as principais áreas do serviço e como elas estão se saindo.
  • Indica áreas que exigem mais acompanhamento.
  • Ferramenta para a alta gerência e chefes de departamento.

 

Sugestões práticas para selecionar KPIs

Ao selecionar KPIs, considerar os seguintes critérios:

  • Importância do problema
  • Confiabilidade e Facilidade na coleta de dados
  • Segurança do usuário do serviço
  • Potencial de melhoria
  • Controlabilidade pelo sistema/profissionais de saúde

 

Leia mais: Gestão de Indicadores: essencial para a melhoria contínua das organizações de saúde

 

Adicionalmente, considere medidas em vários domínios. A seguir estão algumas considerações práticas adicionais para definir KPIs:

    • Considere os Padrões/Regulamentos aplicáveis ​​para identificar indicadores relevantes que podem ser usados ​​para construir uma estrutura de KPIs, por exemplo, temas ligados à governança corporativa ou experiência do paciente.
    • Identifique KPIs relacionados a cuidados diretos e indiretos (por exemplo, governança clínica, suprimentos, segurança do paciente, efetividade dos protocolos gerenciados, etc.).
    • Considere as áreas essenciais para o serviço que está sendo fornecido (por exemplo, no serviço de transporte médico, tempos de resposta).
    • Considere áreas de alto risco (por exemplo, serviço de triagem, gerenciamento de resultados de diagnóstico).
    • Considere áreas que têm sido motivo de preocupação recentemente – por exemplo, reclamações, descobertas de auditoria, relatórios de incidentes, etc.
    • Considere dados que podem ser coletados de forma realista.
    • Considere indicadores de Estrutura, Processo e Resultado.

 

 

Exemplos de KPIs

  • Taxa/Índice de quedas
  • Taxa/Índice de quedas com danos
  • Taxa/Índice de reclamações
  • Taxa/Índice de incidentes
  • Taxa/Índice de erros de medicação
  • % de colaboradores que receberam vacinação contra gripe
  • % de rotatividade de funcionários
  • Número de reuniões de gestão realizadas conforme cronograma
  • Número de manutenções preventivas realizadas conforme cronograma

 

Definindo os parâmetros para cada KPIs

Ao desenvolver KPIs de saúde, é importante garantir que eles sejam claramente definidos e tenham todos os parâmetros relativos, incluindo, mas não se limitando a:

  • Título dos KPIs: inclua o título exato do KPI, por exemplo, “Taxa/Índice de quedas”.
  • Descrição dos KPIs: forneça uma descrição do KPI, incluindo uma descrição da população-alvo.
  • Justificativa dos KPIs: descreva o motivo para medir este KPI.
  • Meta de KPIs (se apropriado): indique a meta para o KPI, por exemplo, “Melhoria contínua”.
  • Cálculo de KPIs – Numerador e denominador: descreva como o KPI deve ser calculado, seja um número inteiro ou %.
  • Fonte de dados: detalhe a fonte dos dados necessários, por exemplo, relatórios de incidentes que relatam uma queda.
  • Frequência de coleta: especifique com que frequência os dados devem ser coletados e relatados. Deve ser diário/semanal/mensal/trimestral/bianual/anual)
  • Responsabilidade pela coleta de dados: detalhe a pessoa responsável pela coleta dos dados.
  • Relatório para: detalhe a pessoa ou grupo ao qual os dados são relatados, que tem a responsabilidade de analisar e interrogar os dados. Por exemplo, a equipe de gestão sênior.

 

Apresentação e análise de dados de KPIs de assistência

Os dados de KPIs devem ser exibidos em um gráfico para que você possa visualizar a tendência ao longo do tempo. Ao preparar o gráfico, é importante incluir o período de tempo e a medida numérica/porcentual.

 

Ao analisar e interrogar os dados, certifique-se de que isso seja concluído pelos indivíduos ou grupos relevantes regularmente. Garanta que tempo suficiente seja alocado e que sejam consideradas as mudanças nos dados, as tendências nos dados e quaisquer resultados incomuns.

 

Fonte da imagem: Envato



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