- 7 de junho de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Quais são os tipos mais comuns de demência?
Doença de Alzheimer
Esta é a causa mais comum de demência, sendo responsável por 60 a 80 por cento dos casos. É causada por mudanças específicas no cérebro. O sintoma marca registrada é a dificuldade em lembrar eventos recentes, como uma conversa que ocorreu minutos ou horas atrás, enquanto a dificuldade em lembrar memórias mais distantes ocorre mais tarde na doença. Outras preocupações como dificuldade para andar ou falar, ou mudanças de personalidade também vêm depois. A história familiar é o fator de risco mais importante. Ter um parente de primeiro grau com doença de Alzheimer aumenta o risco de desenvolvê-lo em 10 a 30 por cento.
Demência vascular
Cerca de 10% dos casos de demência estão relacionados a derrames ou outros problemas com o fluxo sanguíneo para o cérebro. Diabetes, pressão alta e colesterol alto também são fatores de risco. Os sintomas variam dependendo da área e do tamanho do cérebro afetado. A doença progride gradativamente, o que significa que os sintomas pioram repentinamente à medida que o indivíduo tem mais derrames ou mini-derrames.
Demência por corpos de Lewy
Além dos sintomas mais típicos, como perda de memória, as pessoas com essa forma de demência podem ter problemas de movimento ou equilíbrio, como rigidez ou tremores. Muitas pessoas também experimentam mudanças no estado de alerta, incluindo sonolência diurna, confusão ou crises de olhar fixo. Eles também podem ter problemas para dormir à noite ou podem ter alucinações visuais (ver pessoas, objetos ou formas que não estão realmente lá).
Leia também: Vamos conversar sobre Demência?
Demência frontotemporal
Esse tipo de demência geralmente leva a mudanças na personalidade e no comportamento por causa da parte do cérebro que afeta. Pessoas com essa condição podem se envergonhar ou se comportar de maneira inadequada. Por exemplo, uma pessoa previamente cautelosa pode fazer comentários ofensivos e negligenciar responsabilidades em casa ou no trabalho. Também pode haver problemas com as habilidades linguísticas, como falar ou compreender.
Demência mista
Às vezes, mais de um tipo de demência está presente no cérebro ao mesmo tempo, especialmente em pessoas com 80 anos ou mais. Por exemplo, uma pessoa pode ter doença de Alzheimer e demência vascular. Nem sempre é óbvio que uma pessoa tem demência mista, pois os sintomas de um tipo de demência podem ser mais proeminentes ou podem se sobrepor aos sintomas de outro tipo. A progressão da doença pode ser mais rápida do que com um tipo de demência.
Causas reversíveis
Pessoas com demência podem ter uma causa subjacente reversível, como efeito colateral da medicação, incluindo aumento da pressão no cérebro, deficiência de vitaminas e desequilíbrio do hormônio tireoidiano. Os provedores de serviços médicos devem rastrear causas reversíveis em pacientes preocupados com demência.
Como a demência é tratada?
O tratamento da demência depende da causa subjacente. Demências neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, não têm cura, embora existam medicamentos que podem ajudar a proteger o cérebro ou controlar sintomas como ansiedade ou mudanças de comportamento. Pesquisas para desenvolver mais opções de tratamento estão em andamento.
Levar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, alimentação saudável e manutenção de contatos sociais, diminui as chances de desenvolver doenças crônicas e pode reduzir o número de pessoas com demência.
O que fazer se eu suspeitar de demência em relação a um ente querido?
Discuta com a pessoa amada. Fale sobre consultar um médico sobre as mudanças observadas em breve. Fale sobre a questão de dirigir e estar sempre com carteira de identidade.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention. Alzheimer’s Disease and Healthy Aging.