- 7 de junho de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Quais são os tipos de mudança organizacional?
Existem 2 tipos de mudança organizacional: adaptativa e transformacional
Muitos líderes vivenciam a mudança organizacional ao longo de suas carreiras. Ao aprender como antecipar e enfrentar os desafios associados à mudança, você pode garantir que está equipado com as habilidades e o conhecimento necessários para gerenciá-la.
Existem 2 tipos de mudança organizacional: adaptativa e transformacional
As mudanças adaptativas são mudanças pequenas e incrementais que as organizações adotam para atender às necessidades que evoluem ao longo do tempo. Normalmente, essas mudanças são pequenas modificações e ajustes que os gerentes ajustam e implementam para executar as estratégias de negócios. Ao longo do processo, a liderança pode adicionar, subtrair ou refinar processos.
Leia mais: Qual a diferença entre a governança clínica e a governança corporativa?
Um exemplo de mudança adaptativa é uma organização que atualiza seus sistemas operacionais de computador do Windows 8 para o Windows 10.
As mudanças transformacionais têm escala e escopo maiores do que as mudanças adaptativas. Muitas vezes, podem envolver uma mudança simultânea na missão e na estratégia, na estrutura da empresa ou da equipe, nas pessoas e no desempenho organizacional ou nos processos de negócios. Devido à sua escala, estas mudanças muitas vezes requerem uma quantidade substancial de tempo e energia para serem implementadas. Embora nem sempre seja o caso, as mudanças transformacionais são muitas vezes prosseguidas em resposta a forças externas, como o surgimento de um novo concorrente disruptivo ou problemas que afetam a cadeia de abastecimento de uma empresa.
Um exemplo de mudança transformacional é a adoção de um software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que se espera que todos os departamentos aprendam e utilizem.
Muitas mudanças situar-se-ão algures entre adaptativas e transformacionais neste espectro. Por esta razão, os gestores precisam de compreender que o processo de mudança organizacional deve ser adaptado aos desafios e exigências únicos de cada situação.
POR QUE A GESTÃO Da MUDANÇA ORGANIZACIONAL É IMPORTANTE?
A mudança organizacional é necessária para que as empresas tenham sucesso e cresçam. O gerenciamento de mudanças impulsiona a adoção e o uso bem-sucedidos das mudanças nos negócios. Permite que os funcionários entendam e se comprometam com o turno e trabalhem de forma eficaz durante ele.
Sem uma gestão eficaz da mudança organizacional, as transições empresariais podem ser imprevisíveis e dispendiosas em termos de tempo e recursos. Também podem resultar em menor moral dos funcionários e desenvolvimento de habilidades.
A reação e adaptação de uma empresa à mudança organizacional também é uma consideração crítica para as principais partes interessadas, como investidores, fornecedores e potenciais funcionários, ao decidirem trabalhar com ou para uma empresa. Como resultado, a falta de uma gestão eficaz da mudança organizacional pode levar ao fracasso de uma instituição.
Fonte da imagem: Envato
Fonte: Stobierski, T. ORGANIZATIONAL CHANGE MANAGEMENT: WHAT IT IS & WHY IT’S IMPORTANT. Harvard Business Review. 2020.