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Quais são os benefícios da Acreditação em Saúde?

Os Padrões e Requisitos das Metodologias de Acreditação em saúde são definidos pelos especialistas, tendo em mente as necessidades dos prestadores de serviços de saúde, pacientes e famílias. O processo de acreditação permite que os especialistas revisem a capacidade da organização de saúde de cumprir os regulamentos e padrões estabelecidos e seu impacto nas entregas/resultados assistenciais e não-assistenciais.

Leia também: O que são as IACs do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) / ONA?

No processo de Acreditação, as conformidades existentes nas organizações são comparadas com os padrões de desempenho pré-estabelecidos e definidos. O processo de autoavaliação e avaliação externa por uma IAC (Instituição Acreditadora) é usado para verificar seu nível real de desempenho e entregas de serviço para o resultado desejado. Esse processo ajuda a aumentar o nível de qualidade, confiança e segurança que qualquer paciente tem quando visita o estabelecimento de saúde para o tratamento.

Acreditação em saúde

O processo de acreditação é baseado nas melhores práticas de qualidade, ética e prevenção de erros. Com base no seu funcionamento podemos enquadrar os seguintes objetivos:

  • Visar a melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente
  • Incentivar as organizações a seguir práticas baseadas em evidências
  • Incentivar a documentação, mapeamento e gerenciamento adequado processos
  • Permitir acessibilidade da instalação
  • Aperfeiçoar o sistema de prestação de cuidados de saúde

A Acreditação fortalece e melhora a organização em termos de assistência de alta qualidade e segurança do paciente. Melhora o gerenciamento de riscos e ajuda na redução de riscos.

A Acreditação é de vital importância, pois permite exibir serviços de excelência, cuidados seguros e eficazes. Precisamente pode ser colocado nos seguintes benefícios:

  • Auxilia na melhoria da segurança do paciente, bem como dos funcionários.
  • Melhora no treinamento e capacitação da equipe
  • Auxilia a ter um processo mais definido e orientado para resultados
  • Permite que a gestão e os funcionários avaliem os problemas e encontrem soluções
  • Aumenta a moral dos funcionários, o que os encoraja a ter um desempenho mais eficiente
  • No geral, melhora o padrão de atendimento prestado aos pacientes, o que leva ao aumento da taxa de satisfação e experiencia do paciente.
  • Fornece serviços de saúde de qualidade, definidos de acordo com os padrões globais
  • Facilita o compromisso com padrões mais elevados
  • Fornece resultados/resultados de qualidade
  • Torna os processos mais integrados
  • Ajuda a ter um método de avaliação regularmente

Todo paciente que caminha em qualquer estabelecimento de saúde espera e merece atendimento de qualidade com medidas de segurança e isso pode ser alcançado pelo processo de Acreditação.
A Acreditação é um programa analítico, orientado e monitorado que envolve a gestão, os funcionários e os pacientes. Sendo de natureza voluntária, sempre cria espaço para uma melhor compreensão das melhorias necessárias.

Fonte da imagem: Freepik



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