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Quais são os benefícios da Acreditação?

Promover a qualidade e segurança do paciente deve ser o objetivo de qualquer instituição de saúde. A Acreditação permite a melhoria contínua desses fatores.

Qualquer instituição de saúde preza pela segurança do paciente e quer ter a qualidade do seu atendimento reconhecida. A Acreditação permite que seu trabalho seja valorizado não só pelo paciente, mas pela equipe e pelo mercado.

O que é a Acreditação?

Todos já devem saber, mas vale relembrar. A Acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).

Leia também: Entenda a diferença entre Certificação e Acreditação

O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:

  • Hospitais
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Home Care
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços Odontológicos
  • Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
  • Serviços de Dietoterapia
  • Serviços de Manipulação
  • Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais

Quais são os benefícios da Acreditação para a instituição de saúde?

Os principais benefícios da Acreditação para a instituição e a segurança do paciente são:

– Melhoria contínua: como já citamos este é um processo que visa a melhoria contínua da Segurança do paciente e dos resultados assistenciais.

– Diminuição de retrabalho e redução de custos: seguir corretamente a metodologia da ONA permite que a instituição diminua erros que aumentam gastos e retrabalho.

– Integração entre os setores e processos: toda instituição é um sistema formado por várias partes. A Acreditação faz com que todos os setores trabalhem em conjunto tendo o mesmo objetivo.

– Controle dos processos e compromisso com o resultado: instala-se uma visão geral do processo permitindo maior controle e organização dos resultados.

– Visibilidade no mercado: A instituição passa a ser reconhecida pela sua excelência em qualidade.

– Identificação de riscos e oportunidades: permite corrigir os erros antes que eles aconteçam e aproveitar as oportunidades antes dos seus concorrentes.

– Diferencial competitivo: saia na frente da concorrência provando sua qualidade em saúde.

– Credibilidade: Você ganhará credibilidade de médicos e pacientes.

– Oportunidade de reajuste de tabela: Reajuste de IPCA de 100% a 105% dependendo dos resultados do Fator de Qualidade¹

E estes são apenas alguns dos benefícios percebidos pelas instituições de saúde Acreditadas pela ONA/IBES. Pense sempre que, muito além de um processo institucional, a Acreditação deve ser realizada visando a segurança do paciente e a qualidade do atendimento.

Quer saber mais sobre acreditação? Contate o IBES pelo e-mail atendimento@ibes.med.br, pelo site ou pelo telefone (11) 3675-5180

 

¹O Fator de Qualidade faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais da área médica que atendem a saúde suplementar e foi estabelecido pela Lei nº 13.003/2014 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 61/2015. Saiba mais