- 31 de março de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
Quais são os benefícios da Acreditação?
Promover a qualidade e segurança do paciente deve ser o objetivo de qualquer instituição de saúde. A Acreditação permite a melhoria contínua desses fatores.
Qualquer instituição de saúde preza pela segurança do paciente e quer ter a qualidade do seu atendimento reconhecida. A Acreditação permite que seu trabalho seja valorizado não só pelo paciente, mas pela equipe e pelo mercado.
O que é a Acreditação?
Todos já devem saber, mas vale relembrar. A Acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).
Leia também: Entenda a diferença entre Certificação e Acreditação
O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:
- Hospitais
- Ambulatórios
- Laboratórios
- Serviços de Pronto Atendimento
- Home Care
- Serviços Oncológicos
- Serviços de Medicina Hiperbárica
- Serviços de Hemoterapia
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços Odontológicos
- Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
- Serviços de Dietoterapia
- Serviços de Manipulação
- Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais
Quais são os benefícios da Acreditação para a instituição de saúde?
Os principais benefícios da Acreditação para a instituição e a segurança do paciente são:
– Melhoria contínua: como já citamos este é um processo que visa a melhoria contínua da Segurança do paciente e dos resultados assistenciais.
– Diminuição de retrabalho e redução de custos: seguir corretamente a metodologia da ONA permite que a instituição diminua erros que aumentam gastos e retrabalho.
– Integração entre os setores e processos: toda instituição é um sistema formado por várias partes. A Acreditação faz com que todos os setores trabalhem em conjunto tendo o mesmo objetivo.
– Controle dos processos e compromisso com o resultado: instala-se uma visão geral do processo permitindo maior controle e organização dos resultados.
– Visibilidade no mercado: A instituição passa a ser reconhecida pela sua excelência em qualidade.
– Identificação de riscos e oportunidades: permite corrigir os erros antes que eles aconteçam e aproveitar as oportunidades antes dos seus concorrentes.
– Diferencial competitivo: saia na frente da concorrência provando sua qualidade em saúde.
– Credibilidade: Você ganhará credibilidade de médicos e pacientes.
– Oportunidade de reajuste de tabela: Reajuste de IPCA de 100% a 105% dependendo dos resultados do Fator de Qualidade¹
E estes são apenas alguns dos benefícios percebidos pelas instituições de saúde Acreditadas pela ONA/IBES. Pense sempre que, muito além de um processo institucional, a Acreditação deve ser realizada visando a segurança do paciente e a qualidade do atendimento.
Quer saber mais sobre acreditação? Contate o IBES pelo e-mail atendimento@ibes.med.br, pelo site ou pelo telefone (11) 3675-5180
¹O Fator de Qualidade faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais da área médica que atendem a saúde suplementar e foi estabelecido pela Lei nº 13.003/2014 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 61/2015. Saiba mais