[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Protocolos assistenciais no atendimento pré-hospitalar móvel são discutidos pelo Cofen

Integrantes da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen) se reuniram no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30/11, e discutiram a implementação de protocolos assistenciais no atendimento pré-hospitalar móvel, na modalidade suporte básico de vida.

O serviço de atendimento pré-hospitalar envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar e pode influir positivamente nas taxas de morbidade e mortalidade por trauma ou violências. 

Nesse sentido, uma assistência qualificada na cena do acidente, o transporte e a chegada precoce ao hospital é fundamental para que a taxa de sobrevida aumente.

Leia também: Atendimento pré-hospitalar móvel: confira a atualização do Cofen!

Considera-se atendimento pré-hospitalar toda e qualquer assistência realizada, direta ou indiretamente, fora do âmbito hospitalar, utilizando meios e métodos disponíveis. 

Esse tipo de atendimento pode variar de um simples conselho ou orientação médica até o envio de uma viatura de suporte básico, ou avançado ao local da ocorrência onde houver pessoas traumatizadas, para reduzir o risco de morte no ambiente pré-hospitalar, e condições para a implementação de protocolos.

“Uma assistência de Enfermagem precoce, capacitada e regulamentada produzirá resultados relevantes, garantindo a qualidade da assistência prestada e a segurança do paciente”, afirma o coordenador da comissão, Eduardo Fernando de Souza.

A comissão também discutiu e entraram em um consenso sobre o planejamento estratégico para o ano de 2022, utilizando a matriz de priorização de problemas e o plano de trabalho. 

“Um planejamento estruturado estabelece uma ordem para as ações pré-definidas com base em riscos calculados e não só na expertise técnica de seus membros”, explica Sérgio Martuchi, integrante da Comissão.

Você sabia que o novo tipo de organização elegível para Acreditação ONA a partir de 2022 será: Acreditação atendimento pré-hospitalar ONA?

Pois é, o IBES é uma das IACs que mais tem se destacado no mercado, pelos seus diferenciais,  reconhecida como a IAC que mais cresceu no último ano.

Que tal você saber mais sobre a Acreditação ONA? Entre em nosso site e conheça o porquê temos o diferencial que sua organização merece.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Cofen



Deixe um comentário