Processo de Acreditação ACSADescrição do Processo de Certificação
Alguns dos compromissos incluídos na política de qualidade da ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia), única metodologia de Acreditação europeia no Brasil, refere-se ao rigor metodológico, eficiência e sustentabilidade com o qual a organização realiza suas avaliações dos sistemas de gestão da qualidade de organizações de saúde pelo mundo.
A ACSA considera que a qualidade de suas ações é um elemento fundamental para garantir a credibilidade e confiança que as instituições e os profissionais oferecem. Desta forma, a ACSA optou pelo reconhecimento externo através da acreditação pelos seguintes órgãos internacionais:
- ENAC (Entidad Nacional de Acreditación) dos programas de certificação de centros e unidades europeus
- Reconhecimento EFQM (
European Foundation for Quality Management) pela Excelência em Gestão, e - Acreditação tripla pela ISQua (International Society for Quality in Healthcare): Organização, Manual (metodologia) e Treinamento de Avaliadores.
Além disso, a ACSA é a entidade de avaliação independente do projeto de avaliação de Redes Europeas de Referencia para la atención a las enfermedades raras (ERN) na Europa. Saiba mais sobre esse projeto clicando AQUI.
O processo de certificação definido na ACSA possui diferentes fases:
FASE 1: Solicitação de Certificação
- A organização de saúde entra em contato com o IBES (atendimento@ibes.med.br) e solicita uma proposta comercial.
- Uma vez que o contrato é firmado, o planejamento conjunto de todo o processo ocorre.
- A ACSA e o IBES nomeiam um Gestor de Projetos dedicado, que coordena o desenvolvimento do processo.
- Por sua vez, a instituição de saúde, propõe um líder interno para permitir uma comunicação efetiva.
- O processo de preparo para a Acreditação é formalmente iniciado via sistema informatizado.
FASE 2: Auto-avaliação
- Nesta fase, profissionais da própria organização de saúde realizam a Auto-Avaliação no sistema informatizado, de forma a refletir o cumprimento dos padrões, identificando e registrando evidências positivas e /ou áreas de melhoria em relação ao Manual de Padrões de Certificação ACSA específico, como referência.
- As respostas da Auto-Avaliação podem ser revisadas e atualizadas ao longo do tempo, de forma a refletir as melhorias alcançadas ou piora no status dos processos.
FASE 3: Visita de avaliação
- Uma vez concluída a fase de auto-avaliação, a visita de avaliação externa é planejada de forma consensual.
- A equipe de avaliação ACSA/IBES está encarregada de estudar as informações fornecidas durante a auto-avaliação, previamente.
- Na visita de avaliação à instituição os Avaliadores verificam evidências do cumprimento dos padrões e requisitos (documentadas através de entrevistas e observações diretas).
- A Equipe de Avaliadores prepara o relatório de status e melhoria, que especifica o grau de conformidade com os padrões e suas recomendações.
FASE 4: Acompanhamento
- Esta fase é projetada para garantir a estabilidade do cumprimento das normas ao longo do tempo e continuar a avançar em direção à melhoria contínua da qualidade.
- As regras de concessão, manutenção e renovação da certificação definem as fases, prazos, responsabilidades, resultados, decisões, etc.
- A gestão dos projetos de certificação é realizada graças ao trabalho coordenado e sistemático de todos os profissionais da ACSA/IBES vinculados à certificação da instituição: área administrativa, gerentes de projeto, líderes de equipe, avaliadores, membros do Comitê de Certificação, etc. Todos eles podem exercer diferentes funções ao longo das fases do projeto.
- O processo de certificação exige que os profissionais envolvidos trabalhem em equipe e mantenham uma comunicação efetiva.
- Todos devem conhecer os prazos definidos em cada uma das fases. O bom gerenciamento de projetos implica em controle completo e cumprimento de prazos.