- 25 de maio de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Destinado a profissionais da saúde deste setor, ocorrerá em São Paulo, no dia 25 de agosto o Primeiro Encontro Nacional de Acreditação em Oftalmologia. O evento abordará palestras sobre:
● Modelo nacional e internacional de Acreditação em Oftalmologia
● Gerenciamento do cuidado do paciente cirúrgico
● Gestão do Corpo Clínico
● Gestão de Pessoas
● Gestão de Equipamentos
● Modelo Corporativo de Gestão da Qualidade
● Cultura de Segurança do Paciente em Oftalmologia
● Importância do Mapeamento de Processos na organização
● Preparo e Administração de Medicamentos
Cada vez mais os serviços oftalmológicos estão envolvidos com a gestão de qualidade, uma vez que há maior conscientização de que processos de melhoria se refletem em redução de custos e maior confiabilidade, acessibilidade e satisfação do consumidor. A Acreditação é um dos meios para se alcançar melhor qualidade assim como para promover um desenvolvimento contínuo da organização como um todo. Baseando-se em padrões estabelecidos, o processo de Acreditação permite que a organização tenha maior destaque frente às concorrentes e aumento da credibilidade no mercado.
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Seguem abaixo mais informações sobre o evento, através da entrevista que fizemos com o Enoch Lóes, Gestor Comercial da Teclaser:
1) Como o mercado de instituições de serviços oftalmológicos está envolvido com a gestão da qualidade ?
O assunto já é recorrente há algum tempo, não por acaso a Oftalmologia tem talvez, após hospitais gerais, o maior volume de serviços acreditados. Diferente da maioria das especialidades médicas, a Oftalmologia tem, desde 28/04/1996, a Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, entidade que fomenta as melhores práticas de gestão, cursos, palestras e congressos. E o tema Qualidade sempre foi inserido.
2) Por que um serviço de oftalmologia escolhe partir para o processo de Acreditação ?
Exatamente para oferecer, em um mercado cada vez mais competitivo, um diferencial para seus clientes/pacientes. Garantir a segurança dos pacientes, a melhoria dos processos de gestão e a qualificação adequada de seus colaboradores e corpo clínico são requisitos fundamentais na conquista deste objetivo.
Leia também: Centro de Oftalmologia de Rio Claro é certificado Acreditado Pleno ONA pelo IBES!
3) Como a Teclaser apoia este processo ?
Quando assumi a gestão comrecial da TecLASER em 2013, tinha em mente que o processo de Acreditação seria fundamental, para construir um modelo sustentável e seguro para os nossos associados em relação a Gestão da Qualidade. Foi uma decisão questionada na época, mas amplamente aceita com o passar do tempo, e hoje uma realidade para nossos associados, tanto que em nossa última assembleia geral , ficou definido com meta no planejamento estratégico que em 2019 a totalidade dos serviços associados estejam acreditados.
4) Qual o objetivo do evento ?
Promover discussões saudáveis sobre o processo de Acreditação em Oftalmologia, compartilhar experiências positivas e negativas dos nossos associados durante a busca e conquista da Acreditação. O Benchmarking é fundamental para todos. Serão abordados temas como: Modelo Corporativo de Gestão da Qualidade com foco em resultados, Gerenciamento da linha do cuidado com o paciente cirúrgico, Nível 2 da Acreditação ONA: passo a passo , Gestão do Corpo Clínico entre outros. E por que não, começarmos a discutir de forma concisa e objetiva, uma possível subseção específica para Oftalmologia, quando houver uma nova alteração do Manual.O evento é aberto para outros serviços de oftalmologia, mesmo não associados TecLASER, difícil será sobrar vagas, pois estamos todos muito empenhados !!!
Participe do Primeiro Encontro de Acreditação em Oftalmologia! Vagas limitadas: http://teclaser.org.br/web/primeiro-encontro-nacional-de-acreditacao-em-oftalmologia-teclaser/
Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo! Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
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Este estudo foi feito para melhor compreender a definição de visitas de departamento de emergência caracterizadas como “evitáveis” nos Estados Unidos, para fornecer aos formuladores de políticas uma visão de quais intervenções podem direcionar as visitas de urgência não urgentes.
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Referências:
• Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde (RAHIS). Processo de acreditação: uma análise de organizações hospitalares. 2011.
• http://teclaser.org.br/web/alianca-estrategica/