- 12 de outubro de 2016
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Cursos e Eventos
A Presidente do IBES, Vanice Costa, participou neste dia 12 de outubro, em Fortaleza-CE, da comemoração do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (PROEXMAES), o qual contou com o financiamento cooperativo junto ao Banco Mundial (BID).
O evento contou com a presença de várias autoridades de saúde, bem como incluiu o Seminário Internacional de Encerramento do PROEXMAES e a cerimônia de premiação da Acreditação das Policlínicas e CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), acreditados pelo IBES/ONA.
O Estado do Ceará tem se destacado na adoção de políticas públicas inovadoras para a saúde. As primeiras ações foram realizadas no final da década de 80, com o processo de municipalização da saúde no estado, que possibilitou o fortalecimento dos Sistemas Locais de Saúde e a inversão do Modelo de Atenção vigente para assistência focada na Atenção Primária à Saúde. Em 1987 o estado criou e implantou o programa Agente Comunitário de Saúde (ACS) que foi a base para o surgimento do Programa Saúde da Família (PSF) no Ceará e no Brasil.
Concomitante com os avanços na Atenção Primária, o estado avançou também na organização da rede integral de serviços de saúde com o processo de regionalização da saúde para garantir a integralidade da assistência a toda população do estado.
As organizações de saúde Acreditadas ONA/IBES presentes na comemoração são:
Policlínicas: Itapipoca, Sobral, Tianguá e Pacajus
CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas): Juazeiro do Norte, Baturité, Cascavel e Limoeiro do Norte
Histórico
Fundamentado em indicadores epidemiológicos (mortalidades por doenças do aparelho circulatório, neoplasias, causas externas, mortalidade materna e neonatal e respectivas patologias traçadoras) e ainda considerando as lacunas assistências e envelhecimento populacional o Governo do Estado do Ceará lançou o PROGRAMA DE EXPANSÃO E MELHORIA DA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA À SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ objetivando contribuir para a ampliação do acesso e da qualidade dos serviços especializados de saúde, promovendo a integração entre os distintos níveis de atenção, com a expansão da cobertura da assistência especializada em todas as microrregiões do interior do estado. As ações que embasam o Programa deverão repercutir de forma positiva no conjunto dos indicadores da saúde do estado e a consequente melhoria da qualidade de vida da população cearense.
Parabéns a todos os envolvidos!