- 14 de setembro de 2015
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
O que é a prática de biometria?
A Biometria é um dos métodos mais seguros para a identificação das características únicas de um individuo, ela está cada vez mais presente na vida das pessoas. Agencias bancárias, aeroportos, urnas eletrônicas e outros… Vários processos e atividades que precisam confirmar a identidade de uma pessoa já utilizam esta tecnologia. O termo biometria significa “medidas das características físicas”, ou seja, são formas e sinais presentes em cada pessoa capaz de identifica-la unicamente.
Para que o sistema de biometria possa funcionar é necessário um escâner biométrico, um computador e um sistema de armazenamento de dados cujo qual mantem as informações biométricas cadastradas e permita o seu rastreamento.
Qual o objetivo?
Garantir o cadastro de um prontuário único, permitindo também que o paciente possa ser rastreado em cada etapa do atendimento, sem nenhuma possibilidade de erro na identificação do mesmo.
Quando foi implantada?
Quais os principais desafios na implantação?
Trabalhamos hoje com um sistema TS (terminal services), ou seja, permite que um computador remoto “terminal”, tenha acesso a informações e programas através de uma ligação de rede a um único computador denominado “servidor”, portanto tivemos dificuldade para configurar e implantar os hardwares “sensores biométricos” em nosso sistema “TS”.
A utilização do sistema biométrico não é um conceito complicado! Sua utilização nos processos é bem simples, não tivemos problemas em capacitar os colaboradores e corpo clínico.
Quais os principais desafios para manter a prática?
Pelo curto tempo que estamos trabalhando com o sistema biométrico, a instituição ainda não encontrou grandes desafios para manter o pleno funcionamento.
Em que sentido a prática beneficiou colaboradores ou pacientes?
Algumas das maiores preocupações em clínicas, laboratórios, médicos e pacientes é com a segurança, confiabilidade das informações e diagnósticos seguros, o uso da tecnologia biométrica faz com que estas preocupações sejam minimizadas.
Os cadastros e rastreios efetuados utilizando a biometria garante a identificação correta do paciente, evitando que haja falhas, duplicidade de cadastros e fraldes de pacientes tentando se favorecer com a utilização do plano de saúde que não os pertencem.
Este novo modelo de gestão também se atenta às necessidades do paciente, permitindo que o cliente possa ser atendido com mais segurança e eficiência, como por exemplo: caso o paciente já tenha o seu cadastro armazenado em nosso bando de dados, ele pode efetuar exames e retirar seus resultados mesmo sem a apresentação de documentos de identificação.
Nos processo internos em cada etapa do atendimento o paciente é identificado através do sensor biométrico garantindo um prontuário único e seguro.
Comentários sobre como o processo de Acreditação melhorou os processos da instituição
A Clinica Cedial sempre se preocupou com a formalização e segurança de todos os seus processos, o desejo de se tornar uma empresa acreditada fez com que aprimorássemos o nosso modelo de gestão, visando o aprimoramento e implantação de novas práticas, uma delas a preocupação com a segurança dos pacientes. Isso fez com que procurássemos outros meios e tecnologias que nos assegurasse da correta identificação de cada paciente e garantisse a rastreabilidade segura do mesmo em todas as etapas de atendimento.
Conheça a Cedial, Instituição Acreditada pelo IBES! http://www.cedial.com.br