[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Clientes IBES fazem parte da lista de hospitais participantes do PM-QUALLIS Hospitalar

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS Hospitalar), desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), caracteriza-se como um sistema de medição para avaliar a qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar, por meio de indicadores que têm validade, comparabilidade e capacidade de discriminação dos resultados. O programa encerrou, no último dia 30/04, as inscrições para o ano-base 2022.

Objetivos do QUALISS:

  • EMPODERAR O BENEFICIÁRIO: Contribuir para o aumento do poder de avaliação e escolha por parte dos beneficiários 
  • TRANSPARÊNCIA: Contribuir para a divulgação de informações de qualidade consolidadas
  • CONTRATUALIZAÇÃO: fornecer subsídios à contratualização entre operadoras e prestadores de serviços e para substituição ou redimensionamento de prestadores. 

Nesta fase inicial, 136 hospitais aderiram ao programa. Veja aqui a lista atualizada dos hospitais participantes. Dentre eles muitos clientes Acreditados pelo Grupo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.

Leia também: ANS lança Sistema de Indicadores Hospitalares

Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, a adesão ao Programa (PM-QUALISS Hospitalar) é benéfica para o hospital e para a sociedade. “O hospital que optou em participar do programa terá seus dados avaliados e monitorados pela Agência, o que favorecerá a comparabilidade entre os hospitais e a identificação de oportunidades de aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, no final todos ganham, mas em especial, ganha o consumidor”, afirma. 

Criado com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos serviços por meio do monitoramento e avaliação do desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares, o PM-QUALLIS Hospitalar permite fazer uma análise de todo o setor através de metodologia única e padronizada de classificação dos hospitais. 

O Sistema de Indicadores Hospitalares – SIHOSP 

O Sistema para gestão de indicadores hospitalares foi concebido como a principal entrega do projeto PROADI-SUS Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar:

  • Desenvolvido com finalidade de centralizar a coleta e o processamento de dados informados por hospitais. 
  • Objetiva aprimorar a regulação do setor suplementar de saúde no País. 
  • O envio de dados é parcialmente fechado, através de ficha de coleta ou arquivo padronizado em formato ‘.csv’. 

Possui um módulo administrativo para cadastro de hospitais, gestores e operadores e funcionalidades de: 

  • controle de envio; 
  • processamento automatizado de indicadores; 
  • demonstração de resultados por meio de dashboards

Utilizando indicadores coletados pelo Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp), é possível criar uma série histórica para comparação de desempenho ao longo dos anos. Os resultados são divulgados por metodologia de comparabilidade dos hospitais, classificados por cinco faixas identificadas por cores, com transparência e confiabilidade, contribuindo para o ganho reputacional e de credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.

 

O Grupo IBES foi reconhecido pela Agência Nacional de Saúde como Instituição colaboradora do Programa (PM-QUALISS Hospitalar), nas categorias:

Acreditadora – Metodologia ACSA de certificação. A primeira metodologia europeia de acreditação que chega ao Brasil com exclusividade pelo IBES.

Colaboradora – Programa Radar de Excelência para acompanhamento dos indicadores de segurança do paciente e apoio à implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente, conforme o Programa Nacional de Segurança do Paciente

Gestora – Programa Classificare para avaliação de qualidade de redes de prestadores de serviços.

O programa Radar de excelência consiste em uma plataforma para acompanhamento de indicadores de segurança do paciente, alinhados às metas nacionais relacionadas ao Núcleo de Segurança do Paciente.

A partir da ferramenta apoiaremos as Instituições participantes na análise crítica, benchmarking e definição de projetos de melhoria com webinários e encontros presenciais.

Para participar do programa, escreva para qualidade@ibes.med.br

Fonte: ANS

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário