- 29 de maio de 2019
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Legislação, Notícias, Segurança do Paciente
A Consulta Pública 653/2019 da Anvisa, que aborda um conjunto de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos do Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme – PIC/s), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Os interessados têm 60 dias para o envio das contribuições, a contar da próxima segunda-feira (3/6). É importante ressaltar que não se trata da elaboração de um novo guia, mas sim da internalização de uma norma já adotada por 47 países.
Conheça a proposta de Consulta Pública, que engloba os assuntos:
- RDC – Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos
- IN – Diretrizes complementares à fabricação de medicamentos estéreis. Biológicos, radiofármacos, fitoterápicos, medicamentos líquidos, cremes e pomadas, Gases Medicinais, aerossóis dosimetrados pressurizados, medicamentos experimentais, medicamentos hemoderivados
- IN – Diretrizes complementares à sistemas computadorizados
- IN – Diretrizes complementares ao uso de radiações ionizantes na fabricação de medicamentos
- IN – Diretrizes complementares à qualificação e validação
- IN – Diretrizes complementares às amostras de referência e retenção
- IN – Diretrizes complementares à amostragem de matérias-primas e materiais de embalagem
As Contribuições podem ser realizadas de 4 formas:
- Aprimoramentos relacionados à melhoria da tradução e à compreensão do texto.
- Identificação da necessidade de ampliação de prazos para o cumprimento de alguns novos requisitos até a entrada em vigor da proposta.
- Perguntas para a consulta pública: dúvidas.
- Propostas de alteração da minuta.
Como participar?
Após a leitura e a avaliação dos textos, sugestões poderão ser enviadas eletronicamente, pelo preenchimento de um formulário específico.
As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis para qualquer interessado, por meio de ferramentas contidas no menu “Resultado” do formulário eletrônico. Ao término do preenchimento do formulário, será disponibilizado ao interessado o número de protocolo do registro de sua participação, pela Anvisa. Após o término da CP, a Agência fará a análise das contribuições.
Que tal aprender a mapear seus processos e gerenciar a qualidade deles com as ferramentas adequadas? Conheça mais do Curso de Ferramentas das Qualidade para a Melhoria Contínua