[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Papéis do Enfermeiro na prevenção de erros de diagnóstico clínico

Os erros de diagnóstico são comuns e dispendiosos, além de representarem risco de sérios danos ao paciente. Em seu relatório de referência Improving Diagnosis in Healthcare, o Institute of Medicine descreve a necessidade de uma equipe de diagnóstico central composta por pacientes e familiares, médicos, enfermeiros, e outros profissionais de saúde. Essa abordagem exige comunicação colaborativa e trabalho em equipe entre todos os membros dos diversos grupos de diagnóstico e requer a evolução dos papéis, responsabilidades e competências tradicionais.

Os especialistas em segurança de diagnóstico fizeram muitas recomendações para introduzir e integrar as competências de enfermagem e outros programas de educação. No entanto, os enfermeiros podem ter diferentes graus de compreensão sobre seus papéis no processo diagnóstico, como nós não se abe até que ponto as escolas e faculdades incorporaram essas competências de erros de diagnósticos e conteúdos de segurança em seus currículos.

Além disso, os enfermeiros que foram formalmente educados antes da introdução dessas recomendações podem não conhecer seu valor e papéis como membros da equipe de diagnóstico. Portanto, abordagens codificadas para aumentar a conscientização sobre segurança diagnóstica e apoio estruturado de educadores e líderes de enfermagem são essenciais para alavancar os papéis dos enfermeiros como participantes essenciais no processo de diagnóstico.

Este resumo da edição descreve abordagens pragmáticas para educadores e líderes de enfermagem para transmitir a necessidade urgente de melhorar o diagnóstico entre seus enfermeiros e equipes de atendimento e para orientar os enfermeiros a assumir seus papéis de liderança no processo de diagnóstico. Informados pela literatura e pela experiência profissional, o AHRQ (EUA) publicou passos orientados para a ação e estratégias de aprendizagem, incluindo casos de pacientes que facilitam a discussão e promovem a resolução de problemas, para reconhecer e encorajar os enfermeiros como contribuintes importantes para reduzir os erros de diagnóstico e melhorar a segurança diagnóstica.

Leia também: Erros de Diagnóstico e o impacto na Segurança do Paciente

Papéis do Enfermeiro no Processo Diagnóstico

Tradicionalmente, o diagnóstico tem sido visto como uma responsabilidade do médico separada do que os enfermeiros podem fazer de acordo com seu escopo de prática; no entanto, os enfermeiros sempre contribuíram para o processo diagnóstico.

Em 2017, Gleason e colegas apresentaram um modelo conceitual que foi desenvolvido para formalizar o envolvimento dos enfermeiros no processo diagnóstico. Sua estrutura conceitual incluía três esferas interconectadas de funcionamento do papel:

  1. triagem diagnóstica,
  2. trabalho em equipe interprofissional e
  3. empoderamento do paciente.

Como os enfermeiros passam a maior parte do tempo prestando cuidados diretos ao paciente, eles têm a maior presença à beira do leito do que qualquer membro da equipe de saúde e podem descobrir ou aprender informações que são essenciais para fazer um diagnóstico preciso e oportuno.

Os enfermeiros e outros membros da equipe de atendimento também fornecem monitoramento e vigilância essenciais das condições dos pacientes que podem ajudar os médicos a confirmar os diagnósticos ou considerar diagnósticos alternativos.

Um painel de especialistas recentemente convocado enfatizou ainda mais o valor de uma abordagem baseada em equipe para reduzir erros de diagnóstico, identificando o desenvolvimento de estratégias para fortalecer o trabalho em equipe e envolver os pacientes como suas principais prioridades de pesquisa. Os enfermeiros são membros-chave dessa abordagem baseada em equipe e bem posicionado para ajudar a reduzir erros diagnósticos e alcançar a excelência diagnóstica.

Reconhecendo e Apoiando Enfermeiros em Segurança Diagnóstica

O reconhecimento dos enfermeiros por seus papéis no diagnóstico é fundamental para alcançar melhorias e avanços na segurança diagnóstica. As recomendações contemporâneas da literatura de segurança diagnóstica destacam as ações que os líderes e educadores de enfermagem podem adotar para melhorar a segurança diagnóstica em 4 domínios gerais:

  1. Cultivar a cultura de segurança diagnóstica,
  2. Melhorar a vigilância e reduzir as barreiras operacionais à participação do enfermeiro no processo de diagnóstico,
  3. Aprimorar o trabalho em equipe e a comunicação entre enfermeiros, pacientes e profissionais de saúde, e
  4. Construir currículos educacionais de enfermagem e iniciativas de educação interprofissional para fornecer educação e treinamento adicionais.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Tran AK, Calabrese M, Quatrara B, Goeschel C. Reinforcing the Value and Roles of Nurses in Diagnostic Safety: Pragmatic Recommendations for Nurse Leaders and Educators. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; September 2022. AHRQ Publication No. 22-0026-4-EF.



Deixe um comentário