[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Padrão de Qualidade: Cuidados Clínicos para Natimortos

A Comissão Australiana de Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde está lançando o primeiro Padrão Nacional de Cuidados Clínicos para Natimortos. Confira aqui um breve resumo das melhores práticas na prevenção de natimortos, investigações após natimortos e a importância dos cuidados de luto após a perda perinatal.

Avaliação do risco de natimorto antes da gravidez.

Uma mulher que pretende engravidar recebe cuidados pré-concepcionais que a ajudam a identificar e gerenciar os riscos de natimortos e melhorar suas chances de dar à luz um bebê nascido vivo saudável.

Avaliação do risco de natimorto durante a gravidez

Os fatores de risco de uma mulher para natimorto são identificados precocemente, monitorados e gerenciados com cuidados baseados em evidências durante toda a gravidez. A ela é oferecido o modelo disponível mais adequado de assistência à maternidade para suas necessidades clínicas, pessoais e culturais.

Conscientização sobre a morte fetal e estratégias para reduzir o risco

No início da gravidez, a mulher é informada sobre a morte fetal como um resultado potencial. Durante toda a gravidez, ela é apoiada para adotar estratégias que possam reduzir o risco de natimorto, incluindo parar de fumar, usar a posição de dormir de lado a partir de 28 semanas de gestação e estar atento aos movimentos fetais.

Ultra-som durante a gravidez

Uma mulher recebe ultrassonografia de alta qualidade durante a gravidez para avaliar o crescimento e a morfologia do feto e identificar os riscos de natimortos. O desempenho e o relatório do ultrassom e a comunicação dos resultados para a mulher estão alinhados com as diretrizes atuais de melhores práticas.

Mudança nos movimentos fetais

Uma mulher que contata seu médico ou serviço de saúde com preocupações sobre uma mudança na frequência, força ou padrão dos movimentos de seu bebê recebe avaliação e cuidados oportunos.

Tomada de decisão informada sobre o momento do nascimento

A mulher recebe informações que lhe permitem tomar decisões informadas sobre o momento do parto, de acordo com seus riscos e preferências individuais. Sempre que um parto planejado estiver sendo considerado, inclusive quando houver preocupações com a saúde materna ou fetal, os benefícios e danos potenciais são discutidos com a mulher e documentados adequadamente.

Discutindo investigações para natimortos

Quando um natimorto é diagnosticado, a disponibilidade, o momento e o valor previsto das investigações clínicas, incluindo autópsia, são discutidos com os pais. Os pais são apoiados para compartilhar seus pontos de vista sobre os fatores que eles percebem que podem ter contribuído para o natimorto, incluindo aspectos do cuidado clínico da mulher. Essas informações são documentadas e consideradas juntamente com as investigações clínicas acordadas e como parte da auditoria local de mortalidade perinatal ou dos processos de investigação de incidentes.

Leia também: 2,5 milhões de recém-nascidos morrem todos os anos por motivos evitáveis!

Relatando, documentando e comunicando os resultados da investigação de natimortos

Os resultados das investigações de natimortos são relatados em tempo hábil, documentados adequadamente e discutidos com os pais, juntamente com qualquer informação que eles tenham fornecido sobre os fatores contribuintes percebidos. O natimorto é revisado como parte de um processo local de auditoria de mortalidade perinatal, e os resultados são usados ​​para informar melhorias locais no atendimento. perda, os pais e suas pessoas de apoio recebem cuidados de luto compassivos, respeitosos e culturalmente seguros, que reconhecem suas necessidades e preferências específicas e garantem que o suporte de acompanhamento esteja disponível após a alta.

Cuidados subsequentes na gravidez após perda perinatal

Durante uma gravidez subsequente após uma perda perinatal, a mulher recebe cuidados pré-natais que reconhecem os fatores que podem ter contribuído para a perda anterior e garantem que ela tenha acesso a conhecimentos clínicos apropriados e apoio psicossocial, conforme necessário.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Australian Commission on Safety and Quality in Health Care. Stillbirth Clinical Care Standard. Sydney: ACSQHC; 2022.



Deixe um comentário