- 27 de janeiro de 2016
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Segurança do Paciente
Hospitais com departamentos de enfermagem altamente estruturados tiveram menos mortes após cirurgia do que os hospitais sem esses serviços de enfermagem de alta qualidade, pesquisadores descobriram.
Hospitais com os melhores departamentos de enfermagem também tinham menos pacientes que morriam depois de uma complicação cirúrgica, relatam os pesquisadores na renomada revista JAMA Surgery.
Os hospitais foram considerados como tendo bons ambientes de enfermagem se tivessem mais de um enfermeiro para cada leito hospitalar e o chamado “Magnet Status”, que é uma acreditação especial do American Nurses Credentialing Center.
Para o estudo, os pesquisadores avaliaram 25,752 pacientes cirúrgicos em 35 hospitais com bons ambientes de enfermagem versus 25,752 pacientes na mesma faixa etária e igualmente doentes em 293 hospitais sem esses ambientes de enfermagem. Os pacientes também foram acompanhados por status do seguro de saúde, raça e tipo de cirurgia.
LEIA MAIS: 6 coisas que a Enfermagem pode fazer para melhorar a Segurança do Paciente
Nos bons ambientes de enfermagem, 4,8% dos pacientes morreram dentro de 30 dias após a chegada ao hospital, em comparação com 5,8% dos pacientes em outros hospitais. A diferença nas taxas de mortalidade foi mais pronunciada entre os pacientes menos saudáveis, que eram quase 3 pontos percentuais menos propensos a morrer em hospitais com bons ambientes de enfermagem. Além disso, 7,5% dos pacientes em hospitais com bons ambientes de enfermagem evoluíram a óbito após complicações, em comparação com 8,9% de pacientes em outros hospitais.
Estar em um hospital com um bom ambiente de enfermagem diminui as chances de precisar estar na unidade de cuidados intensivos quase pela metade, talvez por causa de uma melhor assistência nas unidades de internação de pacientes, dizem os autores.
Adicionalmente, hospitais com melhores ambientes de enfermagem também proporcionaram melhor valor, com melhores resultados sobre o mesmo custo.
LEIA MAIS: COFEN apresenta o Selo de Qualidade da Enfermagem
FONTE: JAMA Surgery, on-line 21/01/2016.