- 14 de março de 2016
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Segurança do Paciente
Don Berwick citou recentemente que a medicina está passando por uma colisão épica de 2 eras com crenças incompatíveis, reafirmando a necessidade de uma nova era: a era 3. Enquanto a “Era 1 é a era do domínio profissional, a Era 2 é a era da teoria de prestação de contas e de mercado”. Ele argumenta que “É tempo para a Era 3, guiada por crenças atualizadas que rejeitam tanto o protecionismo da era 1 quanto o reducionismo da era 2.”
Segundo ele, a Era 3 exige nove alterações importantes na assistência à saúde:
Em primeiro lugar, reduzir a medição obrigatória
Era 2 trouxe consigo medida excessiva, muito do que é inútil. Medição excessiva é muitas vezes imprudente. Fornecedores de medição, incluindo o Medicare e Medicaid (EUA), bem como seguradoras comerciais e reguladores deve comprometer-se a reduzir (em 50% em 3 anos e em 75% em 6 anos) o volume e o custo total das medidas atualmente utilizadas e aplicadas na área da saúde. O objetivo deve ser o de medir apenas o que importa, e, principalmente, para a aprendizagem. Isso iria restaurar aos prestadores de cuidados uma enorme quantidade de tempo perdido agora em gerar e responder a relatórios que ajudam a absolutamente ninguém.
Em segundo lugar, parar de dar incentivos individuais complexos
Alinhar os sistemas de pagamento e incentivos com metas objetivas para as organizações faz sentido, mas os contribuintes e executivos de cuidados de saúde devem declarar uma “moratória” sobre programas de incentivo complexos para os profissionais de saúde individuais, que são confusas, instáveis, e convidam a competições. Deve-se limitar modelos de pagamento baseadas em valor para profissionais de saúde em grandes grupos. Deve-se colocar confiança na motivação intrínseca da força de trabalho na saúde e colocar mais esforço na aprendizagem e menos na gestão de incentivos.
Em terceiro lugar, mude a estratégia de negócios voltados à receita com a Qualidade
A receita maximizada continua sendo o foco para dominar os modelos de negócios das organizações de saúde. Isso reflete o pensamento de curto prazo. A melhor e mais sustentável rota para o sucesso financeiro é melhorar a qualidade. Isso requer o domínio da teoria e métodos de melhoria como uma competência essencial para os líderes de cuidados de saúde.
Em quarto lugar, abandonar prerrogativas profissionais quando ferem o Todo
De era 1, os profissionais de saúde herdaram o grande trunfo da prerrogativa sobre as necessidades e os interesses dos outros. “É a minha vez na sala de operação.” “Eu dou as ordens.” “Só um médico pode. …” “Apenas uma enfermeira pode. …” Estes hábitos e crenças fazem mal. Embora a maioria dos médicos mereçam respeito e gratidão, a imagem romântica do médico totalmente auto-suficiente não serve mais a profissionais ou pacientes. A questão mais importante que um profissional moderno pode se perguntar não é “O que eu faço?”, Mas “Do que eu sou parte?” Aqueles que preparam jovens profissionais devem nutrir esse redirecionamento da prerrogativa de cidadania.
Em quinto lugar, use a ciência da melhoria
Ciências da qualidade modernas oferecem uma alternativa à hostilidade e aos mal-entendidos que a inspeção, a recompensa e a punição criaram. Quatro décadas depois do movimento da qualidade, alguns profissionais nos cuidados de saúde têm estudado o trabalho de Deming, podendo reconhecer uma carta de controle de processo, ou ter dominado o poder dos ciclos P-D-C-A como ferramentas para a melhoria substancial. O conceito é aparente nas principais organizações que estão usando a melhoria da qualidade de forma estratégica. Acadêmicos devem fazer o domínio das ciências de melhoria como parte do currículo de base para a preparação de médicos e gestores.
Em sexto lugar, garantir a completa transparência
Embora a medida tenha se tornado excessiva e deve ser racionalizada, a transparência é, no entanto, essencial. A regra certa é: “Os profissionais sabem sobre o seu trabalho, mas as pessoas e as comunidades a que esses profissionais servem também podem saber, sem atraso, custo ou cortinas de fumaça.” Os dados devem estar muito mais prontamente disponíveis a um custo muito mais baixo para os médicos, organizações, comunidades, e os pacientes que podem usar essas informações para melhorar o atendimento. Seguradoras de saúde devem fazer o mesmo com os seus dados e os reguladores deveriam remover barreiras para permitir que os dados sobre o valor e qualidade sejam amplamente acessíveis, mesmo ao esbarrar em privacidade e segurança. Sociedades profissionais e os médicos devem abandonar a tradicional oposição à transparência absoluta.
Em sétimo lugar, proteger a civilidade
Os defensores da era 3 deve ouvir os conselhos de Waller, que observou: “Tudo que for possível começa em civilidade” (Robert Waller, MD, ex-presidente e CEO da Mayo Clinic, comunicação escrita, 31 de janeiro, 2016).
Em oitavo lugar, ouvir as vozes das pessoas atendidas
Quanto mais pacientes e famílias tornam-se capacitados, moldando seus cuidados, melhor o cuidado se torna, e menores são os custos. Médicos, e aqueles que os treinam, devem aprender a questionar menos “Qual é o problema com você?” e perguntar mais: “O que importa para você?”, ou seja, o paciente no centro do cuidado”. Profissionais, e aqueles que os treinam, devem dominar essas ideias e abraçar a transferência do controle sobre a vida das pessoas para as pessoas. Isso inclui uma especial atenção às necessidades dos pobres, os desfavorecidos e marginalizados, e firmemente defender cuidados de saúde como um direito humano universal.
Em nono lugar, rejeitar a ganância
Embora os cuidados de saúde tenham deslizado para a tolerância da ganância, isso tem que parar, através do voluntariado, quando possível, e através de regulamentação forte quando não. Os preços da indústria farmacêutica voraz, explorando a alavancagem de mercado dos hospitais para aumentar os preços, a especulação de médicos e processos de faturamento que se deterioram em jogos sobre como espremer mais lucro, deixam todos os pacientes feridos e prejudicam a confiança. A Era 3 precisa de muito mais moderação. Para começar, as empresas farmacêuticas, fabricantes de equipamentos, hospitais, organizações de médicos, enfermeiros líderes, e grupos de consumidores devem reunir-se para definir e promulgar um novo conjunto de princípios fortes para “lucro justo e preço justo”, com graves consequências para os infratores. As organizações profissionais e, sobretudo, centros médicos acadêmicos devem articular e ferozmente proteger os valores morais intolerantes da ganância individual ou institucional, nos cuidados de saúde.
FONTE: Donald M. Berwick, MD, MPP. Era 3 for Medicine and Health Care. JAMA. March 03, 2016