- 31 de agosto de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
A Acreditação é um processo que visa a certificação da qualidade de uma instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).
O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis.
Acompanhando nossos clientes, 9 benefícios ligados a acreditação foram percebidos por nós, e por isso, listamos cada um deles para entender na prática a importância do processo de acreditação. Confira!
- Melhoria contínua: Como já citamos este é um processo que visa a melhoria contínua da Segurança do paciente e dos resultados assistenciais.
- Diminuição de retrabalho e redução de custos: Seguir corretamente a metodologia da ONA permite que a instituição diminua erros que aumentam gastos e retrabalho.
- Integração entre os setores e processos: Toda instituição é um sistema formado por várias partes. A Acreditação faz com que todos os setores trabalhem em conjunto tendo o mesmo objetivo.
- Controle dos processos e compromisso com o resultado: Instala-se uma visão geral do processo permitindo maior controle e organização dos resultados.
- Visibilidade no mercado: A instituição passa a ser reconhecida pela sua excelência em qualidade.
- Identificação de riscos e oportunidades: Permite corrigir os erros antes que eles aconteçam e aproveitar as oportunidades antes dos seus concorrentes.
- Diferencial competitivo: Saia na frente da concorrência provando sua qualidade em saúde.
- Credibilidade: Você ganhará credibilidade de médicos e pacientes.
- Oportunidade de reajuste de tabela: Reajuste de IPCA de 105%, 100% ou 85% dependendo dos resultados do Fator de Qualidade¹
Quer saber mais sobre acreditação? Contate o IBES pelo e-mail atendimento@ibes.med.br, pelo site ou pelo telefone (11) 3675-5180
¹O Fator de Qualidade faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais da área médica que atendem a saúde suplementar e foi estabelecido pela Lei nº 13.003/2014 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 61/2015. Saiba mais
Leia também
Projeto do Ministério da Saúde pretende capacitar profissionais em hospitais públicos