- 9 de agosto de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Os 10 fundamentos críticos da liderança clínica
Liderança clínica eficaz consiste em facilitar e colaborar com as partes interessadas para maximizar os melhores resultados.
O desafio para as organizações de saúde não é reinventar a roda ou transformar algo simples em algo complexo e confuso para os profissionais de saúde, pacientes e público em geral. Ao focar no papel e nas responsabilidades do líder clínico, argumenta-se que eles desempenham um papel crucial e fundamental em influenciar, facilitar, apoiar e monitorar que esse dever de franqueza aconteça na prática. Isso pode ser possível destacando onde e como o dever de franqueza pode ser alinhado com as estruturas de governança existentes.
1 Uma liderança clínica afetiva e eficaz depende de saber o que é liderança clínica e o que ela envolve na prática.
Para prestar cuidados de qualidade, é imperativo que você seja capaz de articular e demonstrar o que envolve uma liderança clínica afetiva e eficaz e seja capaz de destacar o impacto que seu papel e responsabilidade têm na saúde e no bem-estar de alguém.
2 A definição de liderança clínica é altamente desafiadora e complicada de se fazer porque está ligada a muitos dos elementos centrais de segurança, qualidade e atendimento.
A prestação de cuidados de qualidade depende de uma sólida liderança e gestão clínica, trabalho de equipa eficaz, comunicação e participação e avaliação do doente e do utente/cuidador. Identificar e lidar com os riscos e ter um sistema robusto de governança da informação para acessar, registrar, armazenar informações e manter registros é essencial.
Leia também: Princípios de Governança Clínica relacionados à Melhoria da Qualidade e Acreditação em Saúde
3 Fornecer liderança clínica sólida é parte integrante dos códigos de prática, contratos de trabalho, responsabilidade profissional e papéis e responsabilidades de todos os profissionais de saúde.
A prestação de cuidados seguros, de qualidade e compassivos não é opcional, mas parte integrante do contrato de trabalho de todos, papéis e responsabilidades e código de prática. Garantir a prestação de cuidados seguros ao paciente e desafiar os padrões inadequados de cuidados são essenciais.
4 A liderança clínica depende do desenvolvimento de um relacionamento honesto, aberto, transparente e centrado na pessoa entre pacientes, cuidadores e outras pessoas importantes.
O estabelecimento de um relacionamento holístico centrado nas pessoas para cuidar com base nos princípios de honestidade, abertura e transparência com o paciente, cuidador, usuários, o público e colegas profissionais é um componente importante para garantir a segurança do paciente e cuidados de qualidade. A liderança clínica é sobre ouvir, responder e facilitar para obter o melhor de indivíduos e serviços.
5 Uma liderança clínica sólida depende de ouvir e responder à experiência das pessoas e dos membros da equipe.
Comunicação eficaz é ouvir e responder ao feedback e informar os membros da equipe sobre os resultados.
6 A liderança clínica eficaz envolve trabalho em equipe, colaboração e envolvimento com as pessoas.
Demonstrar liderança clínica sólida e desenvolver trabalho em equipe integrado por meio do engajamento e envolvimento do paciente, cuidadores, usuários e vários membros da equipe é uma parte importante da entrega e estabelecimento da qualidade. A liderança clínica eficaz consiste em facilitar e colaborar com as partes interessadas para maximizar os melhores resultados.
7 A melhor maneira de estabelecer a qualidade do atendimento é perguntando diretamente ao paciente, cuidador e outras pessoas importantes em conjunto com os membros da equipe que prestam o atendimento.
Líderes clínicos afetivos e eficazes buscam a experiência vivida de pacientes, cuidadores e outras pessoas importantes em conjunto com a equipe. É imperativo demonstrar os resultados da prestação e dos padrões de atendimento recebidos pelos profissionais de saúde e pacientes/cuidadores.
8 Líderes clínicos afetivos e eficazes reconhecem que fornecer cuidados de qualidade e melhoria é responsabilidade de todos e não acontece isoladamente.
A qualidade exige o envolvimento da equipe e é responsabilidade de todos.
9 Os líderes clínicos garantem e asseguram que o atendimento de qualidade depende de ter apoio e recursos suficientes de outros líderes e gerentes.
Ter e buscar o apoio das atuais lideranças e gestores é importante para garantir uma assistência de qualidade.
10 Garantir a dignidade com respeito é considerado parte integrante do atendimento de qualidade e deve ser a prioridade número um de todos os líderes clínicos.
Dignidade com respeito a todos deve ser sempre fornecida e mantida.
Fonte da imagem: Envato
Fonte:
• McSherry R, Pearce P. What are the effective ways to translate clinical leadership into health care quality improvement? J Healthc Leadersh. 2016 Feb 4;8:11-17.
• Robert McSherry de “Care in Nursing: Principles, Values and Skills” editado por McSherry W, McSherry R, Watson R. (2012); 2012.20 Copyright © 2015.