- 27 de maio de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
OMS Global Health Leaders Awards: o prêmio dos líderes extraordinários da saúde em 2022
O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou seis prêmios nesta semana para reconhecer contribuições extraordinárias para o avanço da saúde global, liderança demonstrada e compromisso com questões regionais de saúde. O próprio Dr. Tedros decide sobre os premiados do Global Health Leaders Awards da Organização Mundial da Saúde.
A cerimônia de entrega dos prêmios, instituída em 2019, fez parte da sessão de abertura de alto nível transmitida ao vivo da 75.ª Assembleia Mundial da Saúde.
“Em um momento em que o mundo enfrenta uma convergência sem precedentes de desigualdade, conflito, insegurança alimentar, crise climática e pandemia, este prêmio reconhece aqueles que deram uma contribuição excepcional para proteger e promover a saúde em todo o mundo”, disse Tedros. “Esses premiados incorporam dedicação ao longo da vida, defesa implacável, compromisso com a equidade e serviço altruísta à humanidade.”
Leia também: 5 Máximas que líderes em saúde precisam saber para agregar valor ao paciente
Homenageados do Global Health Leaders Awards:
Sr Paul Farmer
Farmer, que faleceu durante o sono em fevereiro de 2022 em Ruanda, foi presidente do Departamento de Saúde Global e Medicina Social da Harvard Medical School e cofundador da Partners in Health. Ele foi cofundador e estrategista-chefe da Partners In Health, uma organização não governamental internacional estabelecida em 1987 para fornecer serviços diretos de assistência médica, pesquisa e advocacia para aqueles que estão doentes e vivem na pobreza. Dr. Farmer tem escrito extensivamente sobre saúde, direitos humanos e as consequências da desigualdade social. Wingdie “Didi” Bertrand, cofundadora e presidente da Women and Girls Initiative, recebeu o prêmio em nome de seu falecido marido.
Dr Ahmed Hankir
Um psiquiatra britânico-libanês, Dr Ahmed Hankir é pesquisador sênior do Centro de Pesquisa em Saúde Mental em associação com a Universidade de Cambridge e membro clínico acadêmico em psiquiatria no King’s College London, no Reino Unido. Ele também trabalha em psiquiatria de linha de frente para o NHS em South London e Maudsley NHS Foundation Trust e atua como Professor Visitante de Psiquiatria Acadêmica no Carrick Institute for Graduate Studies em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos da América. Enquanto cursava medicina no Reino Unido, ele desenvolveu um episódio debilitante de sofrimento psicológico, desencadeado pelos eventos traumáticos quando morava no Líbano. Ele é autor de The Wounded Healer, um programa anti-estigma que combina o poder das artes cênicas e da narrativa com a psiquiatria, integrado ao currículo das faculdades de medicina de quatro universidades do Reino Unido. Ele também é conhecido por seu trabalho sobre saúde mental muçulmana, islamofobia e extremismo violento.
Sra Ludmila Sofia Oliveira Varela
Defensora do desporto juvenil de Cabo Verde e jogadora da seleção nacional de voleibol de Cabo Verde, o trabalho de Oliviera Varela para facilitar o acesso ao desporto para todos constitui uma alternativa saudável aos comportamentos de risco entre os jovens e combate a crescente ameaça de doenças não transmissíveis. Realiza sessões semanais de formação para jovens na Cidade da Praia. Em 2021 foi uma das finalistas da competição global da UNESCO sobre o ‘Poder do Desporto em Tempo de Crise’ e recebeu prémios em várias competições desportivas na Região Africana.
Trabalhadores da pólio no Afeganistão
Também foram homenageados oito trabalhadores voluntários da pólio que foram baleados e mortos por homens armados nas províncias de Takhar e Kunduz, no Afeganistão, em 24 de fevereiro de 2022. Quatro desses trabalhadores da pólio eram mulheres. Os oito voluntários estavam alcançando milhares de crianças por meio de campanhas de casa em casa no nordeste do Afeganistão. O trabalho deles foi crucial em um país onde o vírus selvagem da poliomielite tipo 1 ainda circula. Seus nomes eram Sr. Mohamamd Zubair Khalazai, Sr. Najibullah Kosha, Sr. Shadab Yosufi, Sr. Shareefullah Hemati, Sra. Haseeba Omari, Sra. Khadija Attaee, Sra. Munira Hakimi e Sra. Robina Yosufi e seu irmão Shadab.
ASHA (Trabalhadores Ativistas de Saúde Social Credenciados)
ASHA (que significa esperança em hindi) são as mais de 1 milhão de mulheres voluntárias na Índia, homenageadas por seu papel crucial na ligação da comunidade com o sistema de saúde, para garantir que aqueles que vivem na pobreza rural possam acessar os serviços de atenção primária à saúde, como mostrado ao longo a pandemia de COVID-19. ASHAs trabalharam para fornecer cuidados maternos e imunização para crianças contra doenças imunopreveníveis; cuidados de saúde comunitários; tratamento para hipertensão e tuberculose; e áreas centrais de promoção da saúde para nutrição, saneamento e vida saudável.
Sir Yōhei Sasakawa
Yōhei Sasakawa é o Embaixador da Boa Vontade da OMS para a Eliminação da Hanseníase e o Embaixador do Japão para os Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase. Por mais de 40 anos, ele continuou sua luta global contra a hanseníase, bem como seu estigma e discriminação social. Como presidente da The Nippon Foundation, a maior fundação de caridade do Japão, Sasakawa tem sido um pioneiro na orientação de atividades de interesse público pelo setor privado no Japão moderno.
Se você também quer ajudar a transformar a saúde no Brasil, conheça o curso Fellowship Governaça clínica e Experiência do Paciente.
Fonte: WHO. WHO Director-General announces Global Health Leaders Awards. 2022.
Fonte da imagem: Freepik