- 27 de junho de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
OMS divulga novas diretrizes para a acessibilidade e uso de cadeiras de rodas
O Guideline foi desenvolvido pela OMS, Sociedade Internacional de Próteses e Órteses e Sociedade Internacional de Provedores de Cadeiras de Rodas.
A mobilidade e o movimento são essenciais para a saúde e o bem-estar humanos. Para as pessoas que dependem de cadeiras de rodas para se locomover, uma cadeira de rodas apropriada é essencial para garantir saúde física e mental e desenvolvimento, função, participação e inclusão. No entanto, o fornecimento de cadeiras de rodas de qualidade é globalmente desigual e o acesso a cadeiras de rodas apropriadas para muitos é um desafio significativo.
Existem várias barreiras, resultando em usuários de cadeiras de rodas sem cadeira de rodas ou acessando uma sem orientação treinada, recebendo potencialmente uma cadeira de rodas inadequada com os riscos associados. E, no entanto, a OMS estimou que 80 milhões de pessoas (ou 1% da população mundial) provavelmente precisarão de uma cadeira de rodas para auxiliar sua mobilidade, com esse número crescendo à medida que a população global envelhece e outras tendências, como um aumento na saúde crônica as condições continuam.
Para apoiar os países a enfrentar esse desafio, a OMS lançou novas diretrizes para o fornecimento de cadeiras de rodas, desenvolvidas em colaboração com a Sociedade Internacional de Próteses e Órteses e a Sociedade Internacional de Provedores de Cadeiras de Rodas.
As diretrizes para o fornecimento de cadeiras de rodas visam melhorar o acesso a cadeiras de rodas apropriadas para todos os necessitados, incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiência motora e pessoas com condições crônicas de saúde. Eles são relevantes para todos os países e se aplicam a todos os usuários e tipos de cadeiras de rodas.
Leia mais: Participe da revisão da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência
Eles enfatizam que os melhores resultados no acesso para cadeira de rodas ocorrem quando os usuários têm o benefício da seleção da cadeira de rodas após um processo individual de avaliação, adaptação, treinamento e acompanhamento, fornecido por pessoal adequadamente treinado.
Entende-se que isso requer sistemas eficazes de fornecimento de cadeiras de rodas que sejam integrados à saúde e outros setores, incluindo redes de referência eficazes e provavelmente exigirão transferência de tarefas e outras estratégias para mobilizar a força de trabalho necessária. Em última análise, o objetivo dessas diretrizes é garantir que os usuários de cadeiras de rodas tenham acesso oportuno por meio de serviços para cadeiras de rodas centrados nas pessoas e que atendam às suas necessidades.
A OMS estende agradecimentos especiais aos muitos nas seis regiões da OMS envolvidos no desenvolvimento dessas diretrizes. Sua expertise e experiência combinadas, juntamente com a análise detalhada das evidências disponíveis, contribuíram para um recurso valioso que guiará os países no aprimoramento do fornecimento de cadeiras de rodas dentro e fora dos cuidados de saúde. A OMS também agradece à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) por seu apoio financeiro para este trabalho.
Acesse o documento aqui: https://www.who.int/publications/i/item/9789240074521
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: OMS