- 14 de outubro de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que são os Safety Huddles (Reuniões de Segurança)?
A má comunicação é um dos principais contribuintes para eventos adversos na saúde. Revisões de incidentes clínicos revela que falhas na comunicação podem levar a danos ao paciente e lacunas no atendimento, incluindo erros de medicação, atrasos nas transições de cuidados, tratamento tardio ou incorreto, bem como diagnóstico tardio ou incorreto.
Os Safety Huddles fornecem tempo dedicado para se comunicar e compartilhar informações críticas para toda a equipe. As questões fornecem foco e estrutura, mas não são restritivas, mantendo a conversa atual e promovendo a conscientização da situação compartilhada dentro da equipe.
Leia também: Como a equipe de Enfermagem impacta na Segurança do Paciente?
Os benefícios de implementar Safety Huddles
A implementação de Safety Huddles auxilia os médicos e outros funcionários envolvidos no atendimento ao paciente, a alocar tempo pelo menos uma vez em cada turno para se concentrar em questões específicas com o objetivo geral de reduzir erros, minimizar danos, eliminar danos evitáveis e criar uma cultura de segurança
Cultura de segurança
Fomentar uma cultura de segurança é essencial para reduzir danos e alcançar uma assistência de qualidade nas organizações de saúde. Equipes que se envolvem em Safety Huddles demonstram melhorias no trabalho em equipe e multidisciplinaridade. Através de uma conscientização coletiva da situação atual, os Safety Huddles promovem uma cultura de segurança que, por sua vez, reduz o potencial de causar danos evitáveis.
Consciência situacional
Consciência situacional refere-se a um indivíduo ter consciência e compreensão do que está acontecendo ao seu redor. Melhorias na consciência situacional foram relatadas através da implementação de uma estratégia de mitigação de risco, como Safety Huddles. Existem elementos-chave da consciência situacional como descrito por Endsley (1995):
Percepção: Pegar pistas e perceber elementos críticos do ambiente, por exemplo, os sinais vitais do paciente e comportamento.
Colaboração e comunicação eficaz entre a equipe multidisciplinar: é essencial para prestar assistência segura ao paciente.
Compreensão: Capaz de entender e integrar as informações contidas nos elementos.
A natureza dinâmica dos cuidados de saúde significa que os membros da equipe precisarão reavaliar continuamente seu ambiente e compartilhar essas informações com os colegas.
Projeção: A consciência situacional completa também requer que os membros da equipe sejam capazes de aproveitar os recursos disponíveis e informações para obter uma compreensão do que acontecerá a seguir em seu ambiente. Ou seja, eles conseguem prever, portanto, agir de forma proativa e não reativa. No nível da equipe, isso inclui coisas como concordar quais os pacientes estão em maior risco de deterioração.
Os Safety Huddles apoiam a consciência situacional compartilhada, oferecendo uma oportunidade para os membros da equipe compartilharem informações vitais sobre um paciente ou seu ambiente, para discutir, integrar e dar significado ao em formação; portanto, os riscos clínicos são mais propensos a serem mitigados.
Reuniões diárias de segurança (Daily Safety Huddles) – Uma abordagem proativa
As reuniões de segurança são uma ferramenta proativa. São realizadas no início do dia, quando o número máximo de membros da equipe multidisciplinar pode comparecer (geralmente após a rodada da manhã). Eles são mantidos novamente no final de cada passagem de turno como uma breve recapitulação para garantir que todos os funcionários em cada turno estejam cientes dos riscos para segurança do paciente e da equipe e que quaisquer riscos tenham estratégias de mitigação em vigor.
Todos os funcionários envolvidos no atendimento ao paciente, incluindo clínicos e não clínicos, estão incluídos nos Safety Huddles. A discussão durante o Safety Huddle é não punitiva e inclusiva, garantindo que todos os membros da equipe se sintam confiantes para compartilhar. Segurança
Huddles não são uma reunião formal e a breve discussão se concentra em três áreas abrangentes que podem ser aprimoradas e desenvolvidas para se adequar ao contexto local:
1. Olhe para trás: Quais incidentes de segurança ocorreram nas últimas 24 horas e nós os impedimos de ocorrer? Agradecimentos, elogios e boas notícias neste momento
2. Olhe para frente: De quais preocupações de segurança do paciente e da equipe precisamos estar cientes hoje e temos que mitigar os riscos?
3. Finalizar: Siga o plano específico da unidade para acompanhar as preocupações de segurança e atribuir responsabilidades
Fonte da imagem: Freepik
Fonte da notícia: Clinical Excellence Comission