- 6 de maio de 2024
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que são hard skills nas profissões de enfermagem e saúde?
As competências “duras”, ou técnicas, não são os únicos fatores a serem avaliados num profissional de saúde
Dentro de qualquer setor ou profissão, existem diferentes conjuntos de habilidades que os profissionais devem aprender e desenvolver. Essas habilidades são comumente categorizadas em habilidades básicas (competências técnicas ou hard skills) e habilidades sociais (soft skills).
Habilidades “hard” (difíceis) são habilidades específicas e ensináveis que podem ser definidas e medidas. Habilidades “hard” também são identificadas como as habilidades ou conhecimentos necessários para cumprir tarefas específicas e técnicas.
Habilidades “hard” em profissões de enfermagem e saúde são constantemente ensinadas ao longo do currículo e são praticadas através de laboratórios de habilidades e trabalhos clínicos.
Leia mais: 07 Principais desafios enfrentados pelos profissionais de saúde em 2024
Por exemplo, na enfermagem, os empregadores esperam que os candidatos a enfermagem possuam competências técnicas específicas para serem enfermeiros competentes, incluindo a compreensão da fisiopatologia, a obtenção de sinais vitais, a administração de medicamentos, o início de medicamentos endovenosos e a inserção de cateteres.
Na assistência médica, as “hard skills” podem incluir compreensão de injeções, obtenção de sinais vitais, agendamento, preparação do paciente e leitura de um eletrocardiograma (ECG).
Na fisioterapia, os empregadores esperam que as “hard skills” incluam boas habilidades motoras para fornecer terapia manual, a capacidade de orientar os pacientes em exercícios terapêuticos e a proficiência no uso de modalidades, como crioterapia, termoterapia, ultrassom e eletroterapia.
Na odontologia, as “hard skills” podem incluir a realização de avaliações dentárias iniciais, a remoção de depósitos, a realização de radiografias e a assistência em procedimentos restauradores.
Para cada profissão de saúde, existem competências “hard skills” definidas e mensuráveis que se espera que sejam dominadas quando se candidata a um cargo. Contudo, deve notar-se que, ao avaliar potenciais funcionários para uma profissão de saúde escolhida, estas competências “duras”, ou técnicas, não são os únicos fatores a serem avaliados.
Apesar das competências técnicas serem extremamente importante, na era da experiência do paciente, desenvolver as soft skills tornou-se mandatório para qualquer profissional de saúde que queira ter sucesso na área.
As Soft skills em saúde são as habilidades interpessoais e de comunicação que os profissionais de saúde usam para interagir com pacientes, seus familiares e colegas. Essas habilidades são importantes para construir confiança e estabelecer relacionamentos positivos. E ajuda a criar um ambiente confortável e seguro para o paciente.
Não perca a oportunidade de alavancar sua carreira na saúde! Junte-se a nós no Eleva Experience e fortaleça suas habilidades interpessoais (soft skills), impulsionando seu sucesso profissional. Garanta sua participação agora e esteja à frente na busca pela excelência na área da saúde.
Fonte da imagem: Envato
Fonte: Helen Murphy , BS. The Importance of “Soft” Skills in Nursing & Healthcare Professions