- 11 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Todo mundo sabe que erros ou eventos adversos podem transformar pacientes em vítimas. Contudo, pouco tem se discutido sobre as segundas vítimas deste fenômeno: os profissionais da saúde.
As segundas vítimas são definidas como: profissionais da saúde que estão envolvidos em um evento adverso imprevisto, erro assistencial, ou, dano ao paciente e tornam-se vítimas dele, uma vez que ficam traumatizados pelo episódio.
Estimou-se no estudo da U.S. Department of Health and Human Services que 1 em cada 7 pacientes é afetado por um evento adverso e, portanto, conclui-se que o mesmo quadro se repete nas segundas vítimas e 1 em cada 7 profissionais também é afetado.
Os fatores que impactam – intensificando ou diminuindo – a síndrome da segunda vítima são:
- A gravidade do erro
- Grau de entendimento de sua responsabilidade no erro
- O resultado do paciente
- Como a Instituição lidará com o profissional
Leia também: Documento da OMS sobre saúde mental revela escassez de profissionais de saúde treinados
Diante dessas variáveis, determinam-se os abalos profissionais ao colaborador, que podem ser:
- Atitude diferente com a equipe
- Atitude diferente na presença de pacientes e seus familiares
- Sentimento de insegurança na presença da equipe
- Incerteza – o que aumenta o risco de cometer outros erros
- Medo de perder a credibilidade
- Exaustão
A síndrome da segunda vítima não afeta apenas o indivíduo no âmbito profissional, mas causa sérios danos pessoais como:
- Vergonha
- Raiva
- Insonia
- Nervosismo
- Sentimento de fracasso
- Sentimento de insuficiência
- Perda da confiança
- Transtorno de estresse
- Culpa
- Depressão
- Atitude diferente com a família
O profissional se sente sozinho e exposto. Sem a ajuda da equipe e da instituição, é possível que ele não recupere a confiança em seu trabalho.
Dessa forma, para melhores resultados e satisfação de pacientes, familiares, profissionais e organização, precisa-se criar um clima em que os colaboradores sintam-se seguros para informar sobre erros e eventos adversos, entendendo que errar é algo humano.
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Referência:
• Patient Safety Network. Second Victims: Support for Clinicians Involved in Errors and Adverse Events. 2017.
• Agency for Healthcare Research and Quality. Alleviating “Second Victim” Syndrome: How We Should Handle Patient Harm. 2012.
• KU Leuven Research. Second Victims.