- 22 de julho de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que posso esperar de uma organização de saúde Acreditada?
A acreditação é um processo de avaliação que envolve a avaliação por pares externos qualificados para avaliar a conformidade de uma organização de saúde com os padrões de segurança e qualidade. Há também um foco em estratégias de melhoria contínua da qualidade que promovam cuidados de saúde seguros e de alta qualidade. A concessão de acreditação a uma organização de saúde garante à comunidade que a instituição atende aos padrões esperados de segurança e qualidade do paciente.
Para se tornarem acreditadas, as organizações de serviços de saúde devem passar por uma avaliação por uma agência externa (IAC – Instituição acreditadora) para mostrar que implementaram todos os requisitos dos Padrões do Manual (da metodologia escolhida).
Leia também: Modelo de Certificação Acreditação ONA
Quando você, ou alguém de quem você cuida, visita uma organização de saúde, como um hospital ou um serviço ambulatorial, você espera receber cuidados seguros. Organizações de saúde acreditadas demonstraram por meio de uma revisão independente que uma organização implementou os sistemas de segurança e qualidade necessários para cumprir os padrões e garantir cuidados seguros.
O fato de uma organização de saúde ter sido Acreditada não garante que ninguém jamais experimentará cuidados inseguros, mas garante que existam sistemas de segurança e qualidade que promovam cuidados seguros. Esses sistemas ajudam a garantir que os riscos sejam identificados, eliminados ou gerenciados.
Como as organizações de serviços de saúde se tornam acreditadas?
Para se tornar acreditado, uma organização de serviços de saúde:
- Implementa ações nas Normas de Acreditação (exemplo: ONA ou ACSA) em sua organização
- Conduz rotineiramente o processo de autoavaliação para determinar se cada uma das ações nos Padrões está sendo atendida
- Participa de uma avaliação in loco realizada por uma IAC
- Toma medidas para resolver as deficiências nos casos em que Padrões específicos não foram atendidos.
- Quando uma organização de saúde mostra que atende a todos os Padrões, ela recebe a acreditação.
Você poderá identificar organizações de serviços de saúde acreditadas por um certificado, selo ou prêmio de acreditação que declare que elas foram avaliadas de acordo com os Padrões. Os certificados são frequentemente pendurados na entrada da frente ou em áreas públicas de espera de uma organização de serviços de saúde.
O que acontece se uma recomendação dos Padrões não for cumprida?
Caso uma ação não seja atendida na primeira avaliação pela IAC, a entidade prestadora de serviços de saúde tem um prazo definido para fazer as melhorias. Se na avaliação final a ação ainda não for cumprida, a organização de saúde não receberá a acreditação. Todas as ações devem ser cumpridas para alcançar a acreditação.
Como um consumidor pode ser envolvido no processo de acreditação?
Como consumidor, você tem a oportunidade de estar envolvido em vários pontos nos processos de implementação e acreditação de normas. Uma organização de saúde pode incentivá-lo a se envolver de várias maneiras, incluindo:
- Buscando seu conselho sobre questões de segurança e qualidade por meio de reclamações ou processos de feedback
- Perguntar se você gostaria de ser entrevistado sobre sua experiência como consumidor da organização de saúde ou sobre seu envolvimento nos processos de melhoria da organização, como parte do processo de avaliação
- Perguntar se você gostaria de revisar continuamente os sistemas de segurança e qualidade da organização de saúde ou os processos de atendimento, como representante do consumidor nomeado para um comitê de melhoria da qualidade.
Contate a sua organização de saúde para saber como se envolver no processo de segurança, qualidade e acreditação da sua organização de serviços de saúde.
Fonte da imagem: Freepik
Fonte: ANPD