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O que é Placemaking e como isso afeta a experiência dos pacientes?

Como podemos criar lugares para nossos pacientes e funcionários que os façam sentir-se bem-vindos, seguros e confortáveis, para que fiquem à vontade durante sua experiência e interações conosco?

Placemaking na área da saúde é a arte e a ciência de criar espaços acolhedores e funcionais. Para que um ambiente físico dê a pacientes e cuidadores uma melhor experiência, ele deve ser confortável, seguro, limpo e culturalmente apropriado, com comodidades como alimentação e Wi-Fi que possam apoiar o bem-estar emocional e físico.

Espaços escuros ou desarrumados podem fazer com que os pacientes se preocupem com o estado da unidade de saúde e isso pode afetar sua recuperação. Os funcionários são também menos satisfeitos ao trabalhar em instalações antigas ou mal reparadas, o que pode, por sua vez, afetar as experiências dos pacientes.

Leia também: O que é Experiência do Paciente?

Oferecer um ambiente físico que seja claro, limpo, acolhedor e bom para o bem-estar

Hospitais e sistemas de saúde precisam prover um ambiente e um espaço em que as pessoas se sintam seguras, confortáveis ​​e confiantes no cuidado que recebem.

Elementos de design simples e atraentes – como toques de cor, paredes atraentes e áreas com luz solar natural – podem levar pacientes, visitantes e funcionários se sentirem mais à vontade com o ambiente em que estão. Assim como a aparência, um espaço deve também ser projetado para um propósito e atender às necessidades dos pacientes e cuidadores. Elementos de design, como sinais claros para ajudar as pessoas a encontrar seu caminho em um hospital podem melhorar muito a experiência do paciente.

Ofereça boas comodidades e boa comida

Além de limpos e seguros, os hospitais e serviços de saúde devem ser ambientes confortáveis ​​que limitem as interrupções no dia-a-dia das pessoas. Oferecendo comodidades como boa alimentação e serviços de limpeza, Wi-Fi e estações de recarga podem criar espaços que atuam como uma extensão da vida além do hospital. A satisfação alimentar em hospitais depende de mais do que quão saudável ou nutritiva ela é – as opiniões das pessoas sobre as refeições também incluem o sabor e a temperatura dos alimentos, a variedade de alternativas disponíveis, se a comida é servida de forma confiável na hora, a atitude do pessoal, o apoio dado para abrir pacotes ou comer, e se as necessidades pessoais, religiosas e alimentares forem bem cumpridas. Em última análise, cada paciente compara o serviço de alimentação do hospital com a comida servida em sua própria casa.

Projete espaços físicos que considerem a adequação cultural

É importante considerar o papel da cultura na criação de espaços acessíveis e apropriados para nossos pacientes, cuidadores e funcionários. Reconhecer e incluir considerações culturais ao projetar um espaço pode melhorar muito o acesso, as perspectivas e os resultados de nossos serviços. A cultura deve ser reconhecida e respeitada em todas as instalações, com espaços culturalmente apropriados disponibilizados.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: NSW Heath. Elevating the Human Experience: Summary guide to action. 2021.



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