[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O que é PDSA?

Você pode usar os ciclos de planejar, fazer, estudar, agir (PDSA) para testar uma ideia, testando temporariamente uma mudança e avaliando seu impacto. Essa abordagem é incomum em um ambiente de saúde porque, tradicionalmente, novas ideias são frequentemente introduzidas sem testes suficientes. As quatro fases do ciclo PDSA:

  • Planejar – a mudança a ser testada ou implementada
  • Faça – faça o teste ou troque
  • Estude – dados antes e depois da mudança e reflita sobre o que foi aprendido
  • Act – planeje o próximo ciclo de mudança ou implementação completa.

Você pode não obter os resultados esperados ao fazer alterações em seus processos, por isso é mais seguro e eficaz testar melhorias em pequena escala antes de implementá-las em geral. O uso de ciclos PDSA permite que você teste as mudanças antes da implementação total e dá aos interessados a oportunidade de ver se a mudança proposta funcionará.

Usar o ciclo PDSA envolve testar novas ideias de mudança em pequena escala

Por exemplo:

  • Experimentando uma nova maneira de marcar consultas para um consultor ou uma clínica
  • Experimentar uma nova folha de informações do paciente com um grupo selecionado de pacientes antes de introduzir a alteração em todas as clínicas ou grupos de pacientes
  • Ao desenvolver o aprendizado desses ciclos de teste de maneira estruturada, você pode colocar uma nova ideia em prática com maiores chances de sucesso
  • Como em qualquer mudança, a propriedade é a chave para implementar a melhoria com sucesso. Se você envolver vários colegas na tentativa de algo em pequena escala antes que esteja totalmente operacional, você reduzirá as barreiras à mudança.

Leia mais: Melhoria da qualidade em saúde: passos orientadores

Por que testar a mudança antes de implementá-la?

  • Envolve menos tempo, dinheiro e risco
  • processo é uma poderosa ferramenta de aprendizagem; de ambas as ideias que funcionam e aquelas que não funcionam
  • É mais seguro e menos prejudicial para pacientes e funcionários
  • Como as pessoas estiveram envolvidas no teste e desenvolvimento das ideias, muitas vezes há menos resistência

 

Como testar:

  • Planeje vários ciclos para testar ideias. Você pode adaptá-los do guia de melhoria de serviço para que já haja evidências de que a mudança funciona
  • Teste em uma escala muito pequena. Por exemplo, comece com um paciente ou um clínico em uma clínica à tarde e aumente os números à medida que refina as ideias
  • Teste a mudança proposta com pessoas que acreditam na melhoria. Não tente converter as pessoas em aceitar a mudança nesta fase
  • Só implemente a ideia quando estiver confiante de que considerou e testou todas as formas possíveis de alcançar a mudança

Os ciclos PDSA fornece uma estrutura para desenvolver, testar e implementar mudanças que levam à melhoria. O modelo é baseado no método científico e modera o impulso de agir imediatamente com a sabedoria do estudo cuidadoso. A estrutura inclui três questões-chave e um processo para testar ideias de mudança. As três perguntas:

  • O que estamos tentando realizar? A declaração de objetivos
  • Como saberemos se a mudança é uma melhoria?
  • Que mudanças podemos fazer que resultarão em melhorias?
  • O que estamos tentando realizar?

As equipes precisam definir metas claras e focadas. Esses objetivos requerem liderança clínica; eles devem se concentrar nos problemas que causam preocupação, bem como nos pacientes e na equipe. A declaração de objetivos deve:

  • Ser consistente com quaisquer metas nacionais e relevantes para a duração do projeto
  • Seja ousado em suas aspirações
  • Tenha metas claras e mensuráveis

Um exemplo de declaração de objetivos dos serviços de câncer: Objetivos: Melhorar o acesso, a velocidade do diagnóstico, a velocidade do início do tratamento e o atendimento ao paciente de pessoas com suspeita de câncer de intestino.

Isso será alcançado:

  • Apresentando admissões e compromissos agendados. Alvo: mais de 95% dos pacientes
  • Reduzindo o tempo desde o encaminhamento do GP até o primeiro tratamento definitivo para menos de 15 semanas
  • Garantindo que mais de 80% dos pacientes sejam discutidos pela equipe multidisciplinar
  • Concentrando esforços e medições nas principais etapas do atendimento: encaminhamento ao clínico geral, primeira consulta ambulatorial, primeiro teste diagnóstico e primeiro tratamento definitivo.

 

Como sabemos se a mudança é uma melhoria?

Você precisará medir os resultados, como a redução do tempo que o paciente espera para responder a essa pergunta. Se fizermos uma mudança, isso deve afetar as medidas e demonstrar ao longo do tempo se a mudança levou a uma melhoria sustentável. As medidas neste modelo são ferramentas para aprender e demonstrar melhorias, não para julgamento.

Cada equipe de projeto deve coletar dados para demonstrar se as mudanças resultam em melhorias. Você deve relatar o progresso da melhoria mensalmente em gráficos de séries temporais conhecidos como “gráficos de execução” ou gráficos de controle estatístico de processo.

Há muitas mudanças em potencial que sua equipe pode fazer. No entanto, evidências da literatura científica e melhorias anteriores sugerem que há um pequeno número de mudanças com maior probabilidade de resultar em melhorias. O Cancer Service Collaborative identificou vinte e oito princípios de mudança que eles agruparam em quatro áreas que você pode achar úteis.

  1. Conecte a jornada do paciente
  2. Desenvolva a equipe em torno da jornada do paciente
  3. Torne a experiência do paciente e do atendimento central em todas as etapas da jornada
  4. Certifique-se de que há capacidade para atender às necessidades dos pacientes em todas as etapas da jornada

É possível que existam vários ciclos PDSA em execução sequencial, ou mesmo simultaneamente. Ciclos sequenciais são comuns quando o estudo revela resultados que sugerem a necessidade de uma abordagem diferente.

Ciclos simultâneos podem ocorrer quando as mudanças são mais complexas, possivelmente envolvendo vários departamentos. É importante que você identifique quaisquer interações entre ciclos simultâneos, pois uma mudança de método em um ciclo pode alterar o impacto de outro em outro lugar.

 

Os ciclos em uso:

Produzir um primeiro rascunho. Compare com esta orientação. Faça mudanças. É fácil de ler? Produza outro rascunho e verifique-o com os membros de sua equipe. Faça ciclos rápidos de teste até que pareça fácil de ler?

Produza outro rascunho e verifique-o com colegas, médicos, especialistas, grupos de apoio a pacientes. Pense em pessoas como secretárias e funcionários de reservas. Se você tiver que enviar para alguém, sempre dê um prazo.

Produza outro rascunho e verifique-o com pacientes ou pessoas no hospital que não estejam familiarizadas com o assunto.

Tendo identificado as mudanças com os maiores benefícios, a próxima etapa é implementar totalmente a mudança. Isso exigirá uma análise das partes interessadas, um programa completo de gerenciamento de projetos e um programa de realização de benefícios.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: NHS. Plan, Do, Study, Act (PDSA).



Deixe um comentário