- 14 de fevereiro de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que é Gestão Estratégica?
As mudanças nos ambientes de negócios exigirão que as organizações avaliem constantemente suas estratégias para o sucesso. A Gestão Estratégica é o planejamento, monitoramento, análise e avaliação contínuos de todas as necessidades que uma organização precisa para atingir suas metas e objetivos.
O processo ajuda as organizações a fazer um balanço de sua situação atual, traçar estratégias, implantá-las e analisar a eficácia das estratégias de gestão implementadas. As estratégias consistem usualmente em cinco estratégias básicas e podem diferir na implementação, dependendo do ambiente circundante e modelo/metodologia seguidos:
- avaliar a direção estratégica atual da organização;
- identificar e analisar os pontos fortes e fracos internos e externos;
- formulação de planos de ação;
- executar planos de ação; e
- avaliar até que ponto os planos de ação foram bem-sucedidos e fazendo mudanças quando os resultados desejados não estão sendo produzidos.
Quais são os benefícios da Gestão Estratégica?
Traz benefícios financeiros e não financeiros. Um processo de Gestão Estratégica ajuda uma organização e sua liderança a pensar e planejar sua existência futura, cumprindo uma responsabilidade principal de um conselho de administração. A gestão estratégica define uma direção para a organização e seus funcionários. Ao contrário dos planos estratégicos prontos, o gerenciamento estratégico eficaz planeja, monitora e testa continuamente as atividades de uma organização, resultando em maior eficiência operacional, participação de mercado e lucratividade.
Conceitos de Gestão Estratégica
A gestão estratégica baseia-se no entendimento claro de uma organização sobre sua missão; sua visão de onde quer estar no futuro; e os valores que nortearão suas ações. O processo requer um compromisso com o planejamento estratégico, um subconjunto do gerenciamento de negócios que envolve a capacidade de uma organização de definir metas de curto e longo prazo. O planejamento estratégico também inclui o planejamento de decisões estratégicas, atividades e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos.
Leia também: Como repensar modelos de planejamento estratégico
Ter um processo definido para gerenciar as estratégias de uma instituição ajudará as organizações a tomar decisões lógicas e desenvolver novas metas rapidamente para acompanhar a evolução da tecnologia, do mercado e das condições de negócios. A gestão estratégica pode, assim, ajudar uma organização a obter vantagem competitiva, melhorar a participação no mercado e planejar seu futuro.
Implemente um planejamento estratégico completo em 7 semanas, na sua Organização de Saúde, de forma híbrida ou remota e vá além dos resultados mensuráveis. Clique aqui e solicite uma proposta.
Fonte da imagem: Freepik