[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

checagem de medicamentoA dupla verificação da medicação antes da administração, embora não seja exigida pela legislação, é uma barreira de processo implementada pela equipe de enfermagem com a intenção de reduzir o potencial de dano para o paciente. Porém, o excesso de medicamentos definidos para a dupla checagem tem feito com que o método seja banalizado e abandonado ao longo do tempo, pelos profissionais.

O processo de dupla verificação é realizado usualmente por um enfermeiro, médico ou técnico de enfermagem (cada organização define o seu processo de acordo com o dimensionamento, capacitação dos técnicos, política de medicamentos de alto risco, etc).  O foco é garantir que os medicamentos administrados a um paciente produzam o resultado terapêutico benéfico, e não ocorram erros de medicação.

 

Notícias relacionadas
Especialidades de Enfermagem deve ser dividida em três áreas
Como distrações e interrupções afetam a segurança do paciente? – Por Alexia Costa
Os hospitais estão aderindo ao Protocolo Nacional de Segurança do Paciente?
Dez lotes de medicamento para Hipertensão são suspensos pela ANVISA

 

Cada organização define as diretrizes de dupla checagem, seja pela criticidade ou tipo dos medicamentos que serão passíveis desta etapa, por exemplo:

  • De acordo com a via de administração: apenas para medicamentos subcutâneos, peridurais, intratecais, intravesicais etc.
  • De acordo com a criticidade do medicamento: apenas para medicamentos potencialmente perigosos ou apenas para alguns itens desta lista.
  • Para medicamentos administrados por profissionais em treinamentos admissionais.
  • Para nutrição parenteral, enteral e quimioterápicos.
  • Para medicamentos sob controle especial, como os narcóticos.
  • Outros critérios.

Antes da administração, os “9 Certos da administração de medicamentos” devem ser controlados e conferidos por dois profissionais diferentes, registrando a dupla checagem na prescrição (ou outro método conforme as diretrizes da organização).

Os erros de medicação constituem uma ameaça à segurança dos pacientes. Meadows (2002) identificou que 38% dos erros de medicação ocorrem na etapa de administração de medicamentos.  A verificação ou a dupla verificação tem sido considerada um método preventivo bem estabelecido de redução de erros na administração, por ser considerada a “última barreira” antes do erro causar dano ao paciente.

Ainda que a eficácia da dupla verificação não seja bem pesquisada na literatura, melhorar a segurança do paciente envolve gerenciar riscos e implementar soluções para minimizar a sua recorrência.

As seguintes recomendações podem auxiliar as organizações na implementação do processo de dupla verificação de medicamentos:

■ Deve haver um protocolo claro e consistente para direcionar a dupla verificação dos medicamentos selecionados, para que todos os colaboradores sejam capacitados frente às diretrizes e sigam as recomendações.

■ Os sistemas de notificação de erros de medicamentos devem examinar falhas de sistemas e não apenas falhas humanas.

■ As organizações devem especificar quais medicamentos devem ser verificados duas vezes dentro e entre diferentes áreas clínicas, de forma a não banalizar o processo de dupla checagem para um número muito grande de medicamentos. Estudos mostram que os enfermeiros ignoram a dupla verificação quando estão com pouco tempo disponível.

A Diretora de Ensino e Capacitação do IBES, Aléxia Costa, complementa: “Vale lembrar que uma organização que suporta práticas seguras reduz fatores ambientais tais como superlotação, interrupções e distrações, demandas excessivas de carga de trabalho. De nada adiantará implementar um processo de dupla checagem se tais fatores não forem amenizados.”

 

As mais lidas

Quem são os envolvidos na segurança do paciente?
Quais os benefícios da Acreditação?

 

Você pode acompanhar mais dicas de gerenciamento e segurança do paciente no Canal de excelência do Youtube https://www.youtube.com/channel/UC-PRW3fhcIuR0muNxGqqLfw/feed

Curta o canal e dissemine boas práticas entre os profissionais da saúde!

Participe também do grupo Geração de Excelência no Facebook e compartilhe experiência sobre saúde com mais de 11 mil profissionais https://www.facebook.com/groups/geracaodeexcelencia/

logo-EGE-V6Também de convido a me encontra no I Encontro da Geração de Excelência no dia 17 de Julho em São Paulo. Estão programadas diversas atividades como apresentação de casos de sucesso da implementação de melhorias da Qualidade e Segurança do Paciente, Mini curso de Auditoria Clínica como ferramenta para o gerenciamento de riscos, Elaboração de Prática Padrão Ouro e, para fechar a noite, uma Confraternização e premiação dos projetos apresentados.

Faz já sua inscrição no link http://www.geracaodeexcelencia.com/