[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O que é credenciamento e qual a sua importância na governança clínica?

O credenciamento deve garantir que os profissionais assistenciais sejam qualificados para tratar pacientes.

O credenciamento verifica se os enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde são devidamente treinados e certificados e possuem a experiência profissional necessária para prestar serviços de saúde aos pacientes. É um aspecto crucial para manter altos padrões de segurança na profissão médico-assistencial.

Nos EUA, as organizações normalmente não podem obter reembolso por serviços prestados de entidades de seguro, incluindo Medicaid/Medicare, se não tiverem credenciamento médico e de profissionais de saúde.

Sem credenciamento médico e de profissionais de saúde, pode ser extremamente difícil trabalhar com qualquer solução de assistência médica. Nenhuma prática médica ou profissional de saúde voltada para o futuro pode ignorar o credenciamento e esperar prosperar neste setor.

Como relatou a Healthcare Innovation, “o credenciamento médico e de profissionais de saúde é cada vez mais importante porque é o único procedimento que permite que os pacientes depositem sua confiança nos provedores de saúde escolhidos”.

O processo de credenciamento médico e de profissionais de saúde começou em 1.000 aC, quando o Culto de Zoroastro determinou que os médicos tratassem três hereges. Se os três vivessem, o médico estaria qualificado para atender os pacientes até o fim da carreira, segundo o Continuum. Percorremos um longo caminho desde o método usado para credenciar médicos na antiga Pérsia, mas a teoria subjacente é a mesma: garantir que os profissionais médicos sejam qualificados para tratar pacientes.

Aqui estão cinco razões pelas quais as clínicas precisam ter credenciamento médico e de profissionais de saúde e por que isso é tão importante.

 

Leia também: Princípios de Governança Clínica relacionados à Melhoria da Qualidade e Acreditação em Saúde

 

  1. Instila confiança nos pacientes

O estado de espírito de seus pacientes desempenha um papel importante no processo de cura. Os pacientes que confiam em seus médicos podem se sentir melhor ao seguir as ordens do médico, desde mudanças na dieta e exercícios até a tentativa de um novo medicamento ou a realização de um procedimento. Obviamente, os pacientes que confiam em seus médicos também terão maior probabilidade de permanecer na prática e não procurarão um médico mais competente.

Da mesma forma, ter enfermeiros e médicos totalmente credenciados torna sua organização mais atraente para outros funcionários, desde novos médicos e enfermeiros, bem como para a equipe de suporte. Eles vão querer o prestígio que vem de saber que todos os colegas são bem treinados e atualizados com as novidades da indústria médica. Você incentiva a excelência futura destacando as habilidades atuais de destaque de sua equipe.

 

  1. Estabelece seu profissionalismo

É do seu interesse demonstrar seu profissionalismo em um ambiente de saúde, com documentação irrefutável. Reservar um tempo para preencher a papelada necessária para mostrar suas credenciais é um pequeno preço a pagar por poder garantir aos pacientes sua boa-fé.

 

Healthcare Innovation observou: “Através de um processo padronizado envolvendo coleta de dados, verificação de fonte primária e revisão de comitê por planos de saúde, hospitais e outras agências de saúde, os pacientes têm certeza do mérito e experiência de seus profissionais de saúde”.

No passado, os profissionais médicos podem ter recusado o processo de credenciamento, por causa de toda a papelada que teriam que enfrentar. Mas os métodos modernos permitem que muitas dessas informações sejam tratadas online. Verifique se sua equipe pode usar o credenciamento eletrônico para quaisquer entidades que desejam verificar sua situação, como antes de iniciar um contrato com outra organização ou antes de qualquer hospital permitir que você se torne um afiliado.

Os detalhes a serem fornecidos incluem onde você cursou a faculdade de medicina e o local de seu estágio ou residência, suas certificações do conselho, bem como seu currículo. Obviamente, você também anotará informações sobre o seguro contra erros médicos que possui, bem como sua licença médica atual e válida.

 

  1. Necessário para Compensação

Você precisará ser credenciado médico, pois isso é necessário para o reembolso das companhias de seguros. Concluir a documentação prontamente garante que uma nova enfermeira ou médico que você contratou possa realmente começar a prestar serviços no dia da contratação.

Para esse fim, muitas organizações exigirão que os candidatos tenham sua documentação configurada com bastante antecedência. Não é uma tarefa adiada, e o prazo pode variar de estado para estado devido a diferenças nos regulamentos e leis de credenciamento.

As empresas privadas de seguro de saúde mais maduras desejam ver a prova de credenciamento médico e de profissionais de saúde antes de permitir que sua equipe se envolva com os pacientes.

 

  1. Reduz erros relacionados à assistência

Quando os profissionais de saúde obtêm credenciais médicas adequadas, isso ajuda a apoiar a segurança de todo o setor. Com erros médicos implicados em 98.000 mortes na América (por representante da Healthcare Innovation Muitos pacientes deveriam saber um pouco mais sobre as qualificações de seus médicos do que o que veem pendurado na parede de um consultório. Embora possam acessar informações detalhadas de qualificação sobre seu advogado, por exemplo, é quando estão mais vulneráveis, confiando a saúde de sua família a um profissional de saúde qualificado, que devem esperar que haja mais do que aparenta por trás das abreviações confusas listadas em aqueles diplomas da faculdade de medicina.

O credenciamento médico e de profissionais de saúde é cada vez mais importante porque é o único procedimento que permite que os pacientes depositem sua confiança nos profissionais de saúde escolhidos. Por meio de um processo padronizado envolvendo coleta de dados, verificação de fontes primárias e revisão de comitês por planos de saúde, hospitais e outras agências de saúde, os pacientes têm certeza do mérito e da experiência de seus profissionais de saúde. Com o advento dos serviços da Web e outras inovações tecnológicas, o credenciamento é, portanto, uma área privilegiada para aumentar a eficiência e melhorar o processo.

Em países como Estados Unidos, Espanha e Australia, os médicos precisam se envolver em um processo de credenciamento antes que um plano de saúde possa contratar o provedor ou um hospital possa conceder a afiliação. No entanto, esse fardo pode ser bastante reduzido.

Com a ausência de um processo de credenciamento, uma enfermeira pode ser autorizada a realizar serviços além de sua experiência, ou um médico com uma licença vencida pode ser autorizado a continuar a praticar. Isso pode ter sérias ramificações negativas para a segurança do paciente, a sobrevivência profissional de um médico / profissional de saúde e a reputação de uma instituição afiliada.

Hospitais e outras organizações de saúde têm tradicionalmente visto o credenciamento como um ônus regulatório e negligenciado em grande parte os benefícios de uma abordagem simplificada. Sem uma compreensão dos benefícios de custo, mitigação de riscos e eficiência geral de um sistema de credenciamento eletrônico, não é de se admirar que a maioria das organizações de saúde verifique as credenciais apenas no momento da contratação e depois a cada dois ou três anos. Um monitoramento mais contínuo é negligenciado por causa do tempo e custo envolvidos na validação manual de registros de funcionários em várias fontes primárias. Em muitos casos, a aquisição e verificação manual de dados em um único provedor pode levar de vários dias a vários meses para ser concluída.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte:

• U.S. Markets for Acute Care Clinical Information Systems 2007,” Millennium Research Group; December 2007; http://www.medicalnewstoday.com/releases/75042.php.
• Healthcare Innovation. Medical credentialing: More to good health than meets the eye. July 19, 2011.



Deixe um comentário