- 26 de maio de 2023
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O que é Avaliação do sistema de gestão da qualidade?
Uma Avaliação de qualidade caracteriza-se como um processo de análise da qualidade dos serviços prestados em relação aos Padrões de Qualidade, usualmente definido por uma metodologia (ou Esquema) de Acreditação. O processo inclui uma Avaliação da qualidade dos processos e um relatório de desempenho.
Para que a Avaliação de qualidade seja realizada nas instalações do prestador de serviço de saude, o Avaliador Lider da Instituição Acreditadora notificará o serviço por escrito da data ou datas da Avaliação de qualidade nas instalações do prestador de serviços.
Autoavaliação
A autoavaliação contínua ajuda os serviços a garantir que eles mantenham e melhorem a qualidade dos cuidados que oferecem aos seus consumidores e pacientes. Os prestadores de serviços serão solicitados a fornecer informações de autoavaliação que demonstrem seu desempenho em relação aos Padrões de Qualidade.
Avaliação de qualidade
Os avaliadores entrevistam o responsável pelo serviço, os membros da equipe, e outros envolvidos, como famílias e pacientes. Essas perguntas mudam com base nos riscos e tendências identificados no setor.
Os Avaliadores avaliam a qualidade do atendimento e dos serviços prestados no atendimento em relação aos Padrões de Qualidade, usando uma metodologia de avaliação padronizada, com métodos diversos, tais como entrevista, observação e avaliação de documentos, para coletar e corroborar informações.
Como parte da Avaliação, os avaliadores podem realizar uma visita às instalações nas quais o serviço é prestado. Isso pode incluir o local de um serviço terceirizado contratado (por exemplo, para preparação de refeições fora do local, serviços de esterilização, laboratório externo etc.) ou a casa de um consumidor que recebe serviços de atenção domiciliar. Os avaliadores sempre solicitam autorização para entrar nessas instalações.
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Relatório de Avaliação
Os Avaliadores fornecerão à organização um relatório com as informações da sua avaliação do desempenho do provedor (frente aos padrões e requisitos da metodologia) no prazo de alguns dias após a conclusão da Avaliação de qualidade.
A organização de saúde tem um prazo definido para fornecer uma resposta por escrito ao relatório, caso discorde de algum apontamento. A resposta deve apresentar informações factuais sobre como o serviço atende aos Padrões de Qualidade. Deve incluir ações que foram tomadas ou estão planejadas para atender aos Padrões de Qualidade e garantir serviços adequados e sustentáveis para os consumidores.
As organizações de saúde devem considerar todas as informações fornecidas no relatório ao planejar a melhoria contínua dos cuidados e serviços.
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