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O que é a Acreditação ONA?

A Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade, de acordo com os padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação, descrita no manual ONA.

As Instituições homologadas pela ONA para certificar as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde chamam-se IACs (Instituições Acreditadoras). O IBES é uma das IACs que mais tem se destacado no mercado, principalmente pela sua filosofia de gerar valor aos seus clientes.

Para isso, disponibiliza o apoio técnico altamente especializado desde o Diagnóstico Organizacional, além de possuir cursos de capacitação que são referência no mercado.

As IACs utilizam como diretrizes as Normas Orientadoras (NOs) e as Normas de Acreditação (NAs) da ONA, incluindo o Manual de Acreditação Versão 2022, por serem homologadas pela ONA são competentes para testar e certificar terceiros, prezando pelo comportamento ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços.

Leia também: Modelo de Certificação Acreditação ONA

O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis.

O processo:

Elegibilidade: Cumprimento do requisito mínimo de documentação exigido pela ONA.

Diagnóstico Organizacional: É uma atividade facultativa para a Organização ou Serviço de Saúde e tem como finalidade identificar as fragilidades existentes frente aos padrões do Manual ONA, independente do processo de certificação.

O tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.

Autoavaliação: Obrigatória antes das etapas de Certificação, recertificação e Upgrade.

Certificação: A Organização ou Serviço de Saúde manifesta o seu interesse pela Avaliação de Certificação diretamente ao IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.

Manutenção: Na vigência da validade do certificado, a Organização certificada está subordinada a dois mecanismos de controle para a verificação da manutenção do desempenho obtido na certificação:

  • Visitas de manutenção ordinárias e obrigatórias.
  • Visitas de manutenção extraordinárias.

Recertificação ou Upgrade: Dentro do prazo previsto na Norma Orientadora da ONA, pode ser solicitada a visita para se Recertificar ou conquistar um nível superior de Acreditação.

Tipos de Certificação:

A metodologia de certificação do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA determina três diferentes níveis de Acreditação, o que permite o desenvolvimento e melhoria contínua na gestão e nos processos das Organizações de Saúde.

Nível 1 – Acreditado

  • É necessário cumprir ou superar ao menos 70% os padrões de Qualidade e Segurança definidos pela ONA.
  • São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais essenciais.
  • Certificado válido por dois anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno

  • É necessário cumprir ou superar ao menos 80% os padrões de Qualidade e Segurança.
  • É necessário cumprir ou superar ao menos 70% os padrões de Gestão Integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
  • Certificado válido por dois anos.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

  • É necessário cumprir ou superar ao menos 90% os padrões de Qualidade e Segurança.
  • É necessário cumprir ou superar ao menos 80% os padrões de Gestão Integrada.
  • É necessário cumprir ou superar ao menos 70% os padrões de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
  • Certificado válido por três anos.

Selo de Qualificação

  • Destinado a serviços de apoio a Organizações de Saúde, como Dietoterapia, Higienização, Lavanderia, Engenharia Clínica, Nutrição de Produção e Clínica, CME – Central de Material e Esterilização, além de Manipulação e Atenção Farmacêutica.
  • A certificação é concedida à instituição que atender aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.
  • Certificado válido por um ano.

Em todos os níveis são realizadas visitas de manutenção durante a vigência do período de Acreditação.

 

Fonte da imagem: Freepik



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