[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O que é Acreditação?

A Acreditação é um processo que envolve avaliação por revisores externos qualificados (Avaliadores da Instituição Acreditadora) para avaliar a conformidade de uma organização ou serviço de saúde com os padrões de segurança e qualidade.

Há também um foco em estratégias de melhoria contínua que promovam cuidados de saúde seguros e de alta qualidade. A concessão de Acreditação a uma organização ou serviço de saúde fornece garantia à comunidade de que a instituição atende aos padrões esperados de segurança do paciente.

Nos EUA, na maioria dos países da Europa e na Austrália, todos os hospitais públicos e privados, serviços ambulatoriais e a maioria dos consultórios odontológicos devem ser credenciados. No Brasil, o processo ainda e voluntario, mas tem movimentado o mercado de saúde nas últimas duas décadas.

Para se tornarem Acreditadas, as organizações e serviços de saúde devem passar por uma avaliação de uma agência externa (Instituição Acreditadora) para mostrar que implementaram todos os requisitos dos Padrões da Metodologia escolhida (exemplo: ONA – Organização Nacional de Acreditação ou ACSA International). As avaliações são conduzidas por Avaliadores qualificados.

No âmbito da saúde, as metodologias de Acreditação devem ser validadas/Acreditadas pela ISQua (International Society for Quality in Healthcare), a “Acreditadora das Instituições Acreditadoras”.

Leia mais: Quem se beneficia com a Acreditação de um serviço ou organização de saúde?

O que é uma organização ou serviço de saúde?

Uma organização ou serviço de saúde é um estabelecimento constituído formalmente, que é responsável pela implementação da governança clínica, administração e gestão financeira de uma unidade de serviço ou unidades de serviço que prestam cuidados de saúde sob a direção do corpo diretivo, composta por médicos, profissionais e membros da força de trabalho que dão suporte aos cuidados, trabalhando juntos para fornecer cuidados de saúde aos pacientes.

Os cuidados podem ser prestados em qualquer local ou ambiente, incluindo farmácias, clínicas, ambulatórios, hospitais, residências de pacientes, ambientes comunitários, consultórios médicos, etc.

Fonte da imagem: Freepik

 



Deixe um comentário