- 15 de janeiro de 2021
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Cerca de 56% dos pacientes LGBTQI+ já sofreram algum tipo de preconceito no atendimento médico, o que é extremamente preocupante, pois tal ação acarreta em uma menor busca por atendimento médico por parte desses pacientes.
Isso ocorre pois profissionais usam rotineiramente uma linguagem abusiva e terminologia abertamente homofobica, principalmente transfóbica, pela falta de conhecimento do provedor relacionado ao atendimento trans e ignorando as necessidades médicas específicas destes indivíduos. Parte desta população simplesmente evitam buscar tratamento para problemas de saúde óbvios e urgentes.
Tendo em vista este cenário, o IBES lançou a 15ª Prática Padrão Ouro (PPO) sobre Assistência Segura e Humanizada ao Paciente LGBTQIA+, que visa auxiliar profissionais e instituições de saúde a prover um ambiente mais seguro e acolhedor a esta parcela da população.
Faça o download e comece a implementar agora as práticas dentro de sua instituição.
O que é uma PPO?
As PPO’s são um consenso sobre as melhores práticas de assistência à saúde, em temas bastante específicos, liberadas construídas com bastante objetividade para implantação nas Instituições.
Esse material tem o objetivo de transmitir para os profissionais da saúde, práticas nacionais e internacionais relacionadas à Segurança do Paciente, especialmente referentes a assuntos pouco divulgados na mídia de comunicação em saúde.
Os temas são elaborados a partir de necessidades reais identificadas nas visitas de avaliação da Equipe IBES por todo o Brasil.