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A idéia do conceito que vem sendo mundialmente propagado é “nenhuma decisão ou intervenção sobre o paciente sem envolver e consultar o paciente”. Existem inúmeras definições para o conceito “Cuidado centrado no paciente” que abrangem os mesmos conceitos fundamentais, mas não há um único padrão globalmente aceito. Conceitos modernos de cuidados centrados no paciente são baseados em grande parte na pesquisa realizada em 1993 pelo Instituto Picker, em conjunto com a Faculdade de Medicina de Harvard. Esta pesquisa identificou oito dimensões de cuidados centrados no paciente que foram originalmente documentadas, através dos olhos do paciente.
 
Estas dimensões são:
• respeito pelas preferências e valores dos pacientes
• suporte emocional
• conforto físico
• informação, comunicação e educação
• continuidade e transição
• coordenação dos cuidados
• envolvimento de familiares e amigos
• acesso aos cuidados
 
Patient_Centered_Cares
Cuidado centrado no paciente também tem um foco na equipe. Para ter sucesso, uma abordagem centrada no paciente deve também abordar a experiência pessoal, porque a capacidade da equipe e a inclinação para cuidar de forma eficaz ficam comprometidas se os próprios profissionais não se sentem cuidados.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o termo “capacidade de resposta” (responsiveness) em substituição a “cuidado centrado no paciente”. O termo descreve como um sistema de saúde atende às expectativas das pessoas sobre o respeito pelas pessoas e seus desejos, a comunicação entre trabalhadores de saúde e pacientes. Vários estudos de revisão sobre o cuidado centrado no paciente (exemplo, citado em Goodrich e Cornwell) identificaram os elementos centrais dessas estruturas como:
• educação e conhecimento compartilhado
• envolvimento de familiares e amigos
• colaboração e equipe de gestão
• sensibilidade a dimensões não-médicas e espirituais dos cuidados
• respeito pelas necessidades e preferências do paciente
• o livre fluxo e acessibilidade da informação
 
De acordo com a International Alliance of Patients’ Organizations, o elemento mais comum no
definições de cuidado centrado no paciente é o respeito para as necessidades, desejos, preferências e valores dos pacientes. A frase “Nada sobre mim sem mim” se tornou um princípio orientador do Cuidado centrado no paciente; esta frase tem sido popularizada por autores e reguladores e é considerada sinônimo de esforços para fazer avançar uma visão para a assistência centrada no paciente.
 
isqua
 
NO BRASIL
O Manual da ONA versão 2014, que é Acreditado pela ISQua, possui os seguintes requisitos aplicáveis aos processos de Atenção ao Paciente/Cliente, relacionados ao tema:

  • Considera as características individuais dos pacientes/clientes e familiares, respeitando suas tradições culturais, preferências e valores pessoais, para o planejamento do cuidado.
  • Compartilha com os pacientes e/ou acompanhantes as decisões relacionadas ao tratamento, assegurando o sigilo da informação.

 
 
FONTE:

  • International Alliance of Patients’ Organizations. What is Patient-Centred Health Care? A Review of Definitions and Principles. Second ed. London: IAPO, 2007:1-34.
  • Gerteis M, Edgman-Levitan S, Daley J, Delbanco T. Through the Patient’s Eyes: Understanding and Promoting Patient-Centered Care. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.
  • NRC Picker. Eight Dimensions of Patient-Centred Care: NRC Picker, 2008.
  • Frampton S, Guastello S, Brady C, Hale M, Horowitz S, Bennett Smith S, et al. The PatientCentered Care Improvement Guide. Derby, USA: The Planetree Association and The Picker Institute, 2008.