- 12 de abril de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
A fim de esclarecer boatos sobre a circulação do vírus H2N3 no Brasil, o Ministério da Saúde publicou um comunicado desmentindo as notícias divulgadas nas mídias sociais. O Ministério esclarece que três vírus de Influenza circulam no Brasil: influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. Todos os tipos da doença são protegidos pela vacina contra a gripe.
QUERO ME INSCREVER NO II FÓRUM DE PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E II ENCONTRO DA GERAÇÃO DE EXCELÊNCIA
Confira a nota completa do Ministério:
“O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.
O Ministério da Saúde se mantém vigilante quanto à circulação de vírus influenza no Brasil. O país possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza, distribuídas em serviços de saúde em todas as unidades federadas. Com esta rede é possível monitorar a circulação do vírus influenza por meio da captação de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado. Em 2017, o vírus influenza A/H3N2 foi predominante no Brasil durante a sazonalidade e foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza; até a SE 14 de 2017 haviam registrados 344 casos de influenza no país, com 59 óbitos.”
Leia também: No mundo, 650 mil pessoas morrem a cada ano por doenças ligadas à gripe sazonal
Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.
Confira o Canal de Excelência em Saúde!
Neste episódio Aléxia Costa comenta como pacientes envolvidos previnem eventos adversos.
Participe do próximo Gerenciamento de Indicadores para a Excelência de Desempenho
Inscreva-se já!
Fonte: Ministério da Saúde