- 30 de agosto de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias, Segurança do Paciente
O Projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala” é uma das 40 iniciativas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com hospitais, que busca fomentar a melhoria das condições assistenciais do cuidado.
Este projeto orienta colaboradores em 119 hospitais públicos, aos quais prestam serviço ao SUS, sobre as melhores práticas de segurança na saúde, visando reduzir/evitar óbitos e eventos adversos.
Nesse intuito, são utilizados 3 indicadores para monitorar o cuidado oferecido, especialmente, no combate a infecções intra-hospitalares, como:
- Infecção primária de corrente sanguínea laboratorial (IPCSL);
- Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV);
- Infecção do trato urinário (ITU).
Confira também: Rounds Intencionais de enfermagem como ferramenta para a Segurança do Paciente
O objetivo de reduzir a incidência destes casos em 50%, está sendo, aos poucos, conquistado. De acordo com os resultados divulgados no dia 27 deste mês, já houve uma redução significativa, nas quais 37 vidas foram salvas. E, trimestralmente, estes números estão aumentando.
O programa que completou oito meses de nascimento, já realizou três Sessões de Aprendizagem (SAP´S) disseminando as diretrizes, objetivos e metodologia do projeto. A última sessão, ainda neste mês, contou com 600 participantes e promoveu Oficinas Clínicas e Conversas dos dirigentes com CEO’s dos hospitais PROADI-SUS.
Aprenda mais sobre Segurança do Paciente! Participe do Curso “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE!
Saiba 5 fatos importantes sobre segurança do paciente no vídeo:
Referência:
Ministério da Saúde. Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” já aponta resultados promissores. Agosto de 2018.