[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Medicamentos manipulados: como notificar eventos adversos?

A simples suspeita já é suficiente para realizar a notificação

A Anvisa alerta sobre a importância da notificação de suspeitas de eventos adversos de medicamentos, inclusive dos produtos manipulados.

Todas as notificações devem ser feitas por meio do sistema VigiMed, disponível no portal da Agência. As notificações podem ser realizadas tanto pelos cidadãos quanto por profissionais de saúde.

 

Leia mais: Gestão de Indicadores: essencial para a melhoria contínua das organizações de saúde

 

As análises das notificações geram evidências sobre a segurança dos medicamentos, para subsidiar a tomada de decisões regulatórias. A partir delas podem ser tomadas, por exemplo, ações para alterar advertências e informações de segurança na bula de medicamentos para profissionais de saúde ou gerar alertas sobre o produto, entre outras ações.

 

Ao notificar um evento adverso, você contribui para que a Anvisa conheça melhor o perfil de segurança dos medicamentos disponíveis no país. Quanto maior o número de notificações, melhor será a capacidade da Agência de identificar possíveis sinais de segurança e realizar ações voltadas para a emissão de alertas, além de outras medidas para garantir a segurança sanitária dos medicamentos disponíveis.

Notifique no VigiMed. Você não precisa ter certeza se os medicamentos causaram o evento adverso. A simples suspeita já é suficiente para realizar a notificação.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Anvisa



Deixe um comentário