- 26 de janeiro de 2022
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Mapeamento de processos: excelência no atendimento com produtividade
Será que é possível aumentar a produtividade e atender com excelência o paciente?
Como promover a melhoria da qualidade do atendimento dentro de uma Organização de Saúde?
Toda atividade realizada em qualquer Instituição é resultado de um processo, para facilitar, considere como uma sequência de pequenas ações que têm como objetivo gerar uma transformação daquilo que se encontrava na situação inicial para atingir uma condição desejada ao final.
Ter bons processos é um dos primeiros desafios a serem vencidos para padronizar as melhores práticas de segurança do paciente e qualidade assistencial.
Leia também: O mapeamento de processos em projetos de melhoria de qualidade em saúde
A consistência na execução destes padrões é que auxilia na evolução da maturidade organizacional.
Nesse sentido, inicialmente é fundamental realizar o mapeamento dos processos vigentes para identificar eventuais gargalos, inconsistências, retrabalhos, fragilidades de segurança e oportunidades de melhoria.
Um ponto de extrema importância é o conhecimento das entradas e saídas de cada processo, seus respectivos clientes e fornecedores, assim como os acordos de entrega pactuados, pois, isso auxilia no alinhamento de expectativas e na manutenção da fluidez entre diferentes atividades.
Desta forma, alguns pontos que devem ser considerados para o sucesso do mapeamento e melhoria de processos são:
- Definir a prática atual;
- Permitir que todas as pessoas envolvidas numa atividade visualizem todo o processo e compreendam as tarefas umas das outras;
- Fornecer conhecimento e base de evidências para melhorar o fluxo de trabalho atual;
- Identificar problemas sistematicamente;
- Fomentar maior padronização;
Permitir a visualização da “imagem maior”, que pode ajudar a definir o escopo do seu projeto do início ao fim.
Com a necessidade de melhorar a custo-efetividade e otimizar os processos e fluxos institucionais, cada setor estratégico deve ser tratado como uma unidade individual de negócio, portanto, dominar como ela funciona é fundamental.
Para isso, um primeiro passo pode ser a realização do mapeamento de processos. Implemente e surpreenda-se com o resultado, principalmente pela possibilidade de observar de maneira visual as oportunidades de melhoria.
Caso deseje saber mais detalhes sobre este assunto, conheça o nosso curso Mapeamento e Gerenciamento de Processos clicando aqui.
Fonte da imagem: Freepik