- 2 de março de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação
Fundado em dezembro de 1966, o Hospital Santa Cruz se apresenta como um hospital particular do Brasil com atendimento nas áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Socorro e Medicina Preventiva.
Localizado em região nobre da capital paranaense, o Hospital Santa Cruz oferece uma equipe médica qualificada e equipamentos modernos. Ao todo, o Hospital Santa Cruz conta com 220 leitos e realiza mais de 12 mil atendimentos por mês, além de realizar atendimentos eletivos e de urgência e emergência.
Baixos índices de infecção hospitalar, com números muito aquém do aceitável pela Organização Mundial da Saúde, demonstram o padrão de qualidade do Hospital Santa Cruz, que tem como foco principal a saúde e bem-estar de seus pacientes.
Outro serviço é o de hotelaria hospitalar, que garante conforto e comodidade aos clientes, mesmo nos momentos difíceis. Os clientes que utilizam a Sala Personnage, por exemplo, têm acesso à sala de espera VIP, com recepção exclusiva e bilíngue, internamento sem burocracia, acompanhamento nas consultas e exames, além da sala para coletas de exames.
Com uma história marcada pela competência e altíssima qualidade, o Santa Cruz está sempre em busca de novas técnicas e serviços para melhor atender seus pacientes.
Um hospital completo
Pensando no bem-estar do paciente o Hospital Santa Cruz oferece apartamentos com uma moderna infraestrutura, equipada com frigobar, TV a cabo, calefação e camas modernas de fácil manuseio. As suítes têm quartos mais amplos e sala de estar privativa, dando conforto aos pacientes e acompanhantes.
O Hospital Santa Cruz oferece, ainda, o serviço de telefonia digital, que transfere automaticamente ligações externas para os apartamentos, sem a intervenção de telefonistas, facilitando a comunicação entre pacientes e familiares.
Confira os pontos fortes que destacaram a instituição durante o processo de avaliação e certificação:
- Prêmio Ser Humano – categoria Desenvolvimento (2017) Estratégias de capacitação como bolsas de estudo (graduação e pós graduação), sala de treinamento com simulação realística e realização da I Oficina de Segurança do Paciente.
- Valorização interna com quadro itinerante para divulgação dos profissionais em destaque, entrega de presentes no nascimento dos filhos e em datas comemorativas, comemoração de aniversário e entrega de kits de corrida/caminhada como incentivo ao esporte.
- Prêmio Proteção Brasil – categoria Segurança do Trabalho em 2019.
- Ações como Quadro “Motivo para ser seguro”, certificados para áreas sem acidentes de trabalho (de 1 a 4 anos) e didática da campanha “Perigo: Descarte Incorreto”.
- Prêmio COREN (2019) com quadro de gestão assistencial no posto de internação.
- Placa de Fonoaudiologia para orientação didática, à beira leito, sobre as consistências das dietas.
- Criação dos aplicativos “Farmobile” (para gestão da demanda de Farmácia Clínica) e “GL Mobile” (para integração de Hotelaria, Higienização, Gerenciamento de Leitos e Manutenção).
- Passagem de plantão realizada pelo profissional Médico na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
- Realização do “I Fórum de Relacionamento com o Mercado”, para divulgação dos resultados institucionais para as Operadoras de Saúde.
- Quadros de gestão à vista nas áreas.
- Uso da metodologia Lean para otimização do atendimento no Pronto Socorro, reduzindo o tempo para a alta do paciente.
- Uso da metodologia Lean para o uso racional de luvas na Unidade de Terapia Intensiva.
- Melhorias na linha de cuidado ao paciente crítico (“FASTER” – fluxo diferenciado).
- Readequação da Unidade de Terapia Intensiva com ampliação da ocupação de pacientes neonatais, incluindo melhoria da ambiência e redução da taxa de infecção.
- Sistemática de “Cozinha Inteligente” do serviço terceirizado de Nutrição (Sodexo), com equipamentos automatizados que geram redução do consumo de água e energia, além de otimizar os recursos de tempo e pessoal.
- Serviço de hospitalidade da admissão à alta do paciente.
- Gravação de lista de músicas, disponíveis em aplicativo de celular, para os pacientes escutarem durante período de obras/reformas na Instituição.
- Acompanhamento multiprofissional pós alta com os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Reunião com os Pais e equipe multiprofissional durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
- “Sons do Coração” para os pais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (trilha sonora com os batimentos cardíacos da criança).
- “Biografia” na Unidade de Terapia Intensiva Adulto com um resumo à beira leito sobre o que é importante para a vida do paciente.
- Comemoração de datas especiais: aniversário, dias comemorativos públicos com um mimo da nutrição, inclusive para quem está em coma.
- Uso de papelaria “personalizada” para situações de pedidos de desculpa da Instituição, após alguma queixa do paciente e/ou acompanhante.
- Autorização da Alta Gestão para iniciar suplementação de dieta mesmo antes da liberação do convênio. Parque Tecnológico diferenciado do Laboratório de Análises Clínicas.
- Enxoval com sistema por chip para a identificação e rastreabilidade.
- Capacitação dos pais dos bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre Higienização das Mãos, incluindo a didática de avaliação com luz negra.
- Carta de agradecimento aos cirurgiões com mais de seis meses sem taxa de infecção cirúrgica associada ao procedimento.
- Homenagem de “honra ao mérito” aos setores sem taxa de infecção cirúrgica associada aos processos.
- Realização do I Curso sobre Controle de Infecção específico para Técnicos de Enfermagem.
Saiba mais sobre a instituição no site: http://www.hospitalsantacruz.com/