[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Recomendado pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), o Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, o Certificado de Acreditação Hospitalar Nível I. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação atesta a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital, especialmente nos quesitos que envolvem a segurança de pacientes e funcionários. A solenidade de entrega ocorreu no Bloco A da Cidade Universitária e contou com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes. Conforme o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, a acreditação é resultado da qualificação dos processos e serviços oferecidos na Instituição. Para obtenção do certificado, contaram a favor da entidade as ações relacionadas ao binômio ensino e assistência. “Nossos professores e acadêmicos trazem avanços e atualizações dos processos, impulsionando o hospital a um atendimento seguro”, destacou. Junqueira reforçou que a Acreditação Nível I avalia a segurança dos pacientes, mas também representa o comprometimento da instituição em manter a qualidade do atendimento e o aprimoramento dos serviços prestados.
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Roque Grazziotin, ressaltou a luta da região para que, há mais de 15 anos, fosse oficializada a criação do Hospital. Ele fez questão de reforçar a atuação dos funcionários da entidade na busca permanente pela melhoria do atendimento. “A certificação tem um pouco do esforço coletivo dos profissionais da saúde. A gente sabe, por meio de pesquisas, que a população, que é atendida pelo Hospital Geral, aprova. O hospital tem alto grau de aprovação”, enfatizou.
O reitor Isidoro Zorzi reforçou a importância da acreditação. Conforme ele, o título representa a credibilidade dos serviços oferecidos pela instituição. “Para a Universidade, esse é um momento muito significativo, porque este ato demonstra que o povo gaúcho pode confiar no Hospital Geral, por direito. De fato, os usuários do HG sempre acreditaram em nosso hospital”, sintetizou.
A Secretária Estadual da Saúde, Sanda Maria Sales Fagundes, avaliou que o HG se constitui a partir dos esforços e da ousadia de Estado, Municípios, Universidade e SUS, um sistema público de saúde. “Oito hospitais no nosso Estado têm a certificação, e o Hospital Geral é o único que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde”, comemorou. Após a solenidade no Bloco A, a secretária visitou a obra que vai abrigar as futuras instalações do Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Também participaram do evento a deputada estadual Marisa Formolo, o deputado estadual Vinicius Ribeiro e o vereador Henrique Silva, a Diretora do IBES (Vivian Giudice), além de autoridades acadêmicas, gestores e funcionários do Hospital Geral.



Deixe um comentário