- 15 de maio de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, devem preencher até o 8 de setembro o Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2018 disponibilizado pela Anvisa.
Os serviços de saúde farão através do formulário sua “Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente” com base nos 20 indicadores de estrutura e processo estabelecidos pela RDC da Anvisa de número 36, publicada em 2013, a RDC 36/2013.
Os links para o referido Formulário (por estados e DF) estão disponíveis no Hotsite Segurança do Paciente, no endereço eletrônico: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/Links+Autoavalia%C3%A7%C3%A3o+2018/b3d47c24-06ff-436e-9608-96f05df4c4d7
A ação faz parte do monitoramento previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, disponibilizado pela Anvisa em 2015.
Orientações
Antes de proceder ao preenchimento do formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente, os responsáveis pelas respostas devem ler atentamente as “Orientações para preenchimento do formulário de autoavaliação das práticas de segurança do paciente – 2018”, disponívis no link: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/orientacoes-e-planilha-de-conformidade-autoavaliacao-2018
No preenchimento do Formulário deve ser anexada a planilha Excel padronizada e intitulada “Planilha de conformidade de indicadores de processo – práticas de segurança do paciente”. Os dois arquivos podem ser acessados através do link:
Leia também: Confira o resultado do segundo ciclo de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Análise
A análise dos dados e monitoramento das práticas de segurança do paciente é realizada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), formado pela Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias de municípios e estados, por meio deste formulário.
O Sistema avaliará os questionários respondidos e sua conformidade com os indicadores de estrutura e processo (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes. De acordo com a conformidade às práticas de segurança do paciente, os serviços com leitos de UTI serão classificados em três grupos:
- Conformidade alta (67% – 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo);
- Conformidade média (34% – 66% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo);
- Conformidade baixa (0% -33% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo).
Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Práticas de Excelência do IBES e 2º Encontro da Geração de Excelência.
Confira no Canal de Excelência em Saúde!
Neste episódio Aléxia Costa comenta um estudo de avaliação da assistência prestada por enfermeiros.
Participe do próximo V Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018
Inscreva-se já!
Fonte: Anvisa