- 8 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
A Acreditação é uma certificação de qualidade em que são avaliados diversos tópicos que abrangem o serviço de saúde, os colaboradores e os pacientes. Esse documento permite um reconhecimento nacional ou internacional dos atributos oferecidos pela instituição. Dessa maneira, a organização se destaca no mercado e melhora os resultados internos.
A Acreditação implica em uma aprendizagem voluntária, periódica e reservada visando sempre melhorar a qualidade do serviço prestado, trazendo benefícios tanto para os pacientes como para a instituição acreditada. Por essa razão, o IBES oferece dois processos de certificação.
A – O Processo de Acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação. Conheça as fases desta metodologia que segue os requisitos definidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação:
- Diagnóstico Organizacional: avaliação das instituições, sem finalidade de certificação, para identificar fragilidades a fim de que estas possam ser melhorados para a visita de Acreditação.
- Certificação: avaliação para a Acreditação – classificando a instituição ou serviço em: Não Acreditado, Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) ou Acreditado com Excelência (nível 3).
- Manutenção da Certificação: esse controle é feito nas visitas de manutenção obrigatórias ou nas visitas de manutenção extraordinárias.
Leia mais em:7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente
B – O Processo de Acreditação ACSA. Saiba das fases desta avaliação:
- Solicitação de Certificação: com o pedido, a ACSA e o IBES definem a equipe que fará a visita, bem como o Gestor de Projetos que ficará responsável pela orientação da organização ao longo de todo o processo.
- Auto-avaliação: colaboradores preenchem a auto-avaliação em um sistema de gestão, refletindo como anda o serviço e a assistênccia prestada em relação aos requisitos do Manual ACSA – seja de forma positiva ou negativa.
- Visita de avaliação: a equipe ACSA estuda as respostas das auto-avaliações assim como visita à instituição para avaliar os pontos preparando um relatório de status e melhoria, assim como destacando práticas positivas.
- Acompanhamento: visitas de avaliação para garantir a continuidade da melhoria na qualidade
Leia mais em: Conheça os diferenciais da Acreditação pela ACSA
As instituições acreditadas detém esses benefícios:
- Podem se avaliar de acordo com o mercado – comparando-se com instituições nacionais e internacionais.
- A partir da avaliação de todas os requisitos que abrangem uma instituição, elas podem criar soluções para os problemas mais aparentes.
- Com os dados coletados, também é possível monitorar se as soluções em prática estão atingindo seus objetivos.
- Aumento da credibilidade dos colaboradores e serviços prestados.
- Aumento da procura de pacientes pela organização.
- Melhores resultados.
- Melhora do relacionamento interno.
- Melhoria contínua interligada ao feedback da instituição acreditadora, pacientes e colaboradores.
Dessa forma, a Acreditação tem conquistado cada vez mais instituições de saúde, as quais têm se unido a nós na missão de melhorar a qualidade da assistência prestada.
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