[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

HNMD: primeiro hospital da Marinha a receber Acreditação ONA no país

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) recebeu a placa da “Certificação Nível 1 – Acreditado”, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), pelas mãos da Diretora Executiva do Grupo IBES (Vivian Giudice) e do Superintendente Técnico da ONA (Dr Péricles Goes), reforçando seu comprometimento em demonstrar boas práticas de gestão e os elevados padrões de qualidade e segurança exigidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação.

A cerimônia aconteceu na 14ª Convenção Brasileira de Hospitais, evento realizado pela FBH (Federação Brasileira de Hospitais) e AHERJ (Associação de Hospitais do Rio de Janeiro), no dia 27 de julho de 2023.

Com a homologação, o HNMD se tornou o primeiro hospital da Marinha do país a receber este reconhecimento.

 

 

Os esforços para a conquista da Acreditação tiveram início em 2019, com o processo de Diagnóstico Organizacional do Hospital, realizado pelos avaliadores do Grupo IBES. Mesmo com a interrupção do processo em 2020, devido ao enfrentamento da pandemia, a tripulação do HNMD permaneceu comprometida com a melhoria contínua dos serviços prestados, implementando atividades de educação continuada e ações para a gestão integrada de processos. Outro fator preponderante para a avaliação positiva dos profissionais do IBES, o incremento tecnológico, propiciado pela recente aquisição de novos equipamentos e capacidades, elevou significativamente o nível de precisão dos procedimentos e exames de imagem realizados, resultado da instalação do sistema de cirurgia robótica de última geração “Da Vinci” e da inauguração de novo equipamento radiológico.

Com essa conquista, o Hospital Naval Marcílio Dias protagoniza um marco na história da Marinha e do Sistema de Saúde Naval. A “Certificação Nível 1 – Acreditado” atesta a qualidade, segurança e excelência dos serviços oferecidos pelo Hospital, considerado um dos mais avançados Complexos Hospitalares do Brasil.

 

 

O HNMD

O embrião do Hospital Naval Marcílio Dias remonta à Casa Marcílio Dias, instituição filantrópica criada em 1926 por esposas de Oficiais da Marinha e que era destinada a prestar assistência social e educacional aos filhos de Praças da Marinha. Em 1935, foram oficialmente inauguradas as instalações do INB.

No terreno doado existia uma construção onde funcionava um hospital para tratamento do pessoal da Armada acometido de moléstias infecciosas e parasitárias. A partir dos primeiros anos da década de 1980, esta construção passou a abrigar a Escola de Saúde.

Em 1949, no dia 16 de agosto, o INB passou a se chamar Hospital Naval de Doenças Infecto-Contagiosas. Em 1951, no dia 23 de abril, pela primeira vez, o conjunto de edificações então existente recebeu o nome de Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD).

 

 

Em fevereiro de 1980, foi inaugurado o novo hospital com a entrega dos blocos “A” e “B” e reativado o nome Hospital Naval Marcílio Dias. Durante o ano de 1981 foram ultimadas as transferências de todas as clínicas, à exceção da Clínica Psiquiátrica, instalada na Unidade Integrada de Saúde Mental (UISM);

Em 2012 o HNMD transformou-se em Instituição Científica e Tecnológica, mantendo vínculo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Marinha. Atualmente, O HNMD, Nau Capitânia do Sistema de Saúde da Marinha, é um dos mais avançados Complexos Hospitalares do Brasil. É referência nacional para procedimentos de média e alta complexidade com suas 60 clínicas e serviços. Tem distribuídos em suas diversas Unidades de Internação, 618 leitos e conta, para atendimento ambulatorial, com 105 consultórios além de possuir em seu parque, equipamentos médicos de diagnóstico e tratamento de última geração.

Fonte: Marinha do Brasil



1 comentário

Deixe um comentário