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A Governança Organizacional como alavanca para os resultados Institucionais

Liderança, gestão, qualidade, transparência e produtividade: essas são apenas algumas das palavras que podem ajudar a compreender o que é a Governança Organizacional.

Esse é um conceito extremamente importante para as Instituições de Saúde e fundamenta-se na implementação de ações estratégicas que fortaleçam a confiabilidade e gerem valor de forma sustentável a todos os envolvidos: pacientes, colaboradores, fornecedores e investidores.

Porém, ainda são poucas as empresas que têm este processo implementado com sucesso, principalmente devido à presença de uma hierarquia rígida e centralizada.

Leia também: Confira como implantar um Escritório da Qualidade na sua organização de saúde

Isto dificulta a aplicação de boas práticas de checagem e verificação entre as diferentes esferas de gestão como a Diretoria, o Conselho de Administração, os Sócios e os Órgão Fiscalizadores.

Em contrapartida, ao se implementar adequadamente os 4 princípios da Governança Organizacional promove-se um ambiente de maior confiança tanto com os clientes internos, quanto externos e também com os fornecedores, o que possibilita discussões mais maduras sobre as melhores práticas que contribuirão com este sistema:

Princípios

  • Transparência – compartilhar às partes interessadas as informações que lhe sejam úteis e contribuam para a geração de valor e perenidade da empresa; não somente aquelas previstas por legislações específicas;
  • Equidade – tratamento justo e isonômico entre todos os envolvidos no sistema;
  • Prestação de Contas – demonstração das atividades realizadas e resultados obtidos, de forma clara e objetiva, assumindo a responsabilidade por suas ações e omissões;
  • Responsabilidade Corporativa – zelo pela viabilidade econômica da Organização no curto, médio e longo prazo.

Isto é uma tendência bem consolidada em países mais desenvolvidos e nas Instituições que possuem uma gestão com maior grau de maturidade.

Uma estratégia bastante recomendada para sedimentar a Governança Organizacional é a adoção de padrões reconhecidamente comprovados como eficazes, presentes nas metodologias de Acreditação, tanto Nacional quanto internacionais.

Estas boas práticas propiciam o aumento da qualidade assistencial e de gestão, além de melhorar a produtividade dos colaboradores e a experiência do paciente, o que atrai investimentos e aumenta a satisfação de todos os envolvidos.

Caso deseje saber mais sobre o processo de Acreditação pela metodologia nacional ONA, clique aqui e para conhecer os diferenciais da metodologia internacional ACSA, clique aqui

Fonte da imagem: Freepik



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